Portal da Cidade Paranavaí

Curiticast

Estudantes criam podcast para discutir assuntos relevantes da comunidade escolar

Um grupo de alunos do Colégio Curitiba, em Paranavaí, é responsável por roteirizar e produzir o programa, que vai ao ar semanalmente.

Publicado em 12/11/2022 às 16:10
Atualizado em

O projeto integra a disciplina de Programação e Tecnologia Computacional, ministrada no colégio. (Foto: Marcelo Bussola)

Experiências enriquecedoras que vão além da sala de aula. Isso é o que estudantes do Colégio Estadual Curitiba, em Paranavaí, têm a oportunidade de vivenciar enquanto estão inseridos no ambiente escolar. Recentemente, a instituição criou um podcast para que os jovens pudessem discutir assuntos relevantes para a comunidade e debater temas de interesse público.

O projeto, denominado “Curiticast”, integra a disciplina de Programação e Tecnologia Computacional, ministrada no colégio, de acordo com o professor Marcelo Bussola. O objetivo era reunir alunos interessados em produção audiovisual para, além de agregar conhecimento, desenvolver habilidades que os estudantes já tinham.

Após estruturar a ideia, a instituição começou um processo de seleção. “Foi realizada uma inscrição para os alunos que queriam participar, que tinha requisitos o bom comportamento e não possuir nota vermelha em Língua Portuguesa e Programação, pois os alunos teriam que elaborar roteiros”, descreve o professor.

Com o elenco selecionado, os alunos foram distribuídos entre as temáticas abordadas no podcast. Até agora, pelo menos oito estudantes participam ativamente da elaboração dos programas e mais um ocupa o papel de editor. “Estes alunos têm liberdade para convidar outros estudantes ou produzir entrevistas no podcast. [Depois, o material] é editado e enviado para mim para averiguar o conteúdo e postar”, explica Bussola.

O planejamento é liberar programas semanalmente, sempre apresentando e discutindo temas relevantes para jovens em idade escolar, além de outros assuntos, como esporte e cultura.

O projeto, segundo o professor, foi muito bem recebido pelos estudantes e tem colaborado para enriquecer o conhecimento dos alunos em diferentes áreas. “É muito importante para eles desenvolverem habilidades na área de informática, como gravação, edição de áudios e criação de vídeos, e de língua portuguesa, como [criação de] roteiros, pesquisas, etc. O podcast também instiga um pensamento crítico, analítico e o diálogo entre os alunos, que conversam e opinam sobre diversas temáticas”, considera.

O primeiro episódio do Curiticast foi publicado nesta semana (ouça acima). Os programas são veiculados por meio do Canal no Youtube do Colégio Estadual Curitiba.

Fonte:

Deixe seu comentário