Portal da Cidade Paranavaí

Boa ação

Escola Cecília Meireles inaugura ‘Espaço Florescer’ com horta sustentável

A ideia surgiu do projeto "Aqui se planta o futuro" desenvolvido pela professora Elsa Teixeira com 42 estudantes das turmas de 2º ano e da sala de recurso.

Publicado em 06/08/2019 às 22:49

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A inauguração do “Espaço Florescer” com horta sustentável e ambiente para leitura para os alunos da Escola Cecília Meireles é resultado do desenvolvimento do projeto “Aqui se planta o futuro”, desenvolvido pela professora Elsa Dias Teixeira com 42 estudantes das turmas de 2º ano e da sala de recursos da instituição.

“O projeto teve várias etapas e conceitos que trabalhamos desde o início do ano letivo. Nós estudamos sobre as hortaliças, reciclagem, meio ambiente e plantas medicinais. Levamos os alunos para conhecer um roseiral e a partir daí trabalhamos os conceitos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Trabalhamos os cinco sentidos, fazendo com que eles sentissem os cheiros das plantas, os gostos, as texturas, ouvissem os sons da natureza, etc”, relata a professora.

Ela ainda conta que, sempre que possível, os pais dos alunos estiveram envolvidos no trabalho e desenvolvimento da horta. “É um trabalho que teve a cooperação de muitas pessoas e, tenho certeza, que mudou o jeito de ver o meio ambiente por todas as experiências que compartilhamos”, destacou a professora Elsa. 

Os pais aprovaram e comprovaram a mudança no comportamento dos filhos por meio das atividades desenvolvidas no projeto. “O entusiasmo dele [João Gabriel] contagiou os vizinhos, os avós, tios, todo mundo começou a guardar latinhas pra ele juntar, vender e ganhar dinheiro para o projeto. Não foi só ele que aprendeu sobre responsabilidade ambiental, mas todos em volta acabaram sendo envolvidos”, contou a mãe de um aluno, Amanda Costa Niehues Basílio.

Além de uma horta sustentável com várias hortaliças que passaram a fazer parte da merenda escolar dos alunos, a professora Elsa ainda elaborou várias hortas suspensas, com espécies de plantas medicinais, ornamentais e flores de pequeno porte, e ainda um espaço de leitura para as crianças.

“Este projeto está servindo de exemplo para as outras escolas do município, que já querem implantar um trabalho semelhante com seus alunos”, elogiou a diretora da escola, Rosângela Berto Cassorilo.

urante a inauguração do Espaço Florescer, os alunos e os pais puderam degustar bebidas e alimentos feitos com as plantas produzidas na horta da escola. 

Fonte:

Deixe seu comentário