notícia boa
Ensino médio da rede pública registra queda histórica na reprovação e abandono escolar
De acordo com o ministro da Educação, os números mostram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola e concluir os estudos.
Publicado em 26/06/2026 às 10:33
Os estudantes da rede pública brasileira estão permanecendo mais tempo na escola e concluindo o ensino médio com maior frequência. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram avanços expressivos nos indicadores educacionais entre 2022 e 2025.
No período, a taxa de reprovação no ensino médio caiu 62%, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%. Já a distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, diminuiu 28%. Em contrapartida, a taxa de aprovação cresceu 11%.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os resultados refletem uma trajetória de melhora observada desde 2023, impulsionada por programas como o Pé-de-Meia, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
De acordo com o ministro da Educação, Leonardo Barchini, os números mostram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola e concluir os estudos dentro do tempo esperado.
Outro dado positivo é o aumento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no Enem entre 2022 e 2025. Além disso, a taxa de estudantes que deixaram de retornar ao ensino médio no ano seguinte caiu 28%, o que, segundo o Inep, representa cerca de 250 mil jovens a mais permanecendo na escola em comparação com o cenário de 2022.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua Educação), do IBGE, também apontam melhora. A taxa de frequência escolar líquida entre jovens de 15 a 17 anos passou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior índice da série histórica iniciada em 2016.
No mesmo período, a proporção de jovens dessa faixa etária fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4%, uma redução de 16,3% em apenas um ano.
Programas contribuíram para os resultados
Entre as políticas apontadas pelo MEC como responsáveis pelos avanços está o Pé-de-Meia, programa que oferece incentivos financeiros para estudantes do ensino médio da rede pública permanecerem na escola, concluírem os estudos e participarem do Enem. Atualmente, a iniciativa beneficia cerca de 7,2 milhões de estudantes.
Outro destaque é a expansão da educação em tempo integral. O percentual de matrículas nessa modalidade passou de 15,1% em 2021 para 25,8% em 2025, alcançando 8,8 milhões de alunos e atingindo, pela primeira vez, a meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).
Também houve avanços na infraestrutura tecnológica. O número de escolas públicas com conexão voltada para fins pedagógicos aumentou 43,7%, passando de 66,8 mil unidades em 2023 para 100 mil em 2026, beneficiando cerca de 24 milhões de estudantes.
O Ministério da Educação destaca que o Enem também ganhou novas funções. Além de voltar a permitir a certificação do ensino médio para participantes que cumpram os requisitos, a edição de 2026 passará a ser utilizada como instrumento para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, ampliando seu papel no monitoramento das políticas públicas de educação.
Fonte: Portal da Cidade Paranavaí
Notícias relacionadas
Paranavaí tem três escolas reconhecidas em premiação estadual de alfabetização
23/06/2026 às 09:45
Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição
22/06/2026 às 12:02
Paraná lidera ranking nacional de frequência escolar no ensino médio em 2025
22/06/2026 às 10:35
Brasil tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016, aponta IBGE
20/06/2026 às 11:37
Acadêmicos e professores da Unespar Paranavaí participam de evento internacional na UEM
18/06/2026 às 11:17
Dr. Leônidas reforça apoio à implantação do curso de Medicina em Paranavaí
13/06/2026 às 13:03