Portal da Cidade Paranavaí

Ganhando o Mundo

Educação divulga lista de alunos aprovados para intercâmbio na França

Estudantes da rede estadual terão seis semanas de experiência no país europeu. Foram 32 aprovações e haverá uma segunda chamada com 40 vagas.

Publicado em 23/03/2023 às 14:48
Atualizado em

(Foto: Lucas Fermin/SEED)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta quarta-feira (22) a lista de alunos selecionados para intercâmbio na França por meio do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Os estudantes da rede estadual embarcarão em setembro para uma experiência de seis semanas no país europeu.

Neste momento, foram aprovados 32 estudantes: 12 do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba), dois do Colégio Estadual Júlia Wanderley (Curitiba), oito do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá), sete do Colégio Estadual Vicente Rijo (Londrina) e três do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara (Guarapuava).

Como não houve aprovados suficientes para preencher as vagas pré-estabelecidas dos colégios Júlia Wanderley, Vicente Rijo e Ana Vanda Bassara (seis, oito e seis vagas, respectivamente), haverá uma segunda chamada, para que alunos classificados em outros colégios possam completar as vagas remanescentes (são 40 no total).

O edital da segunda chamada será publicado a partir do próximo dia 30, após a entrega de documentação e assinatura de termos de compromisso dos primeiros 32 alunos convocados.

Antes de partir para o intercâmbio, os alunos receberão, a partir da segunda quinzena de maio, 40 estudantes franceses, que ficarão hospedados com as famílias dos paranaenses e frequentarão colégios da rede estadual. Depois, em setembro, será a vez dos alunos do Paraná conhecerem as escolas francesas e serem hospedados pelas famílias de lá.

CRITÉRIOS 

Puderam participar do processo seletivo os estudantes que estão cursando a 2ª série do ensino médio em 2023 em cinco colégios estaduais que oferecem Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) de francês. São eles: Colégio Estadual do Paraná (Curitiba), Colégio Estadual Júlia Wanderley (Curitiba), Colégio Estadual Ana Vanda Bassara (Guarapuava), Colégio Estadual Vicente Rijo (Londrina) e Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá).

Os candidatos também precisavam ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e a 1ª série do ensino médio em uma escola da rede pública estadual do Paraná, além de ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de embarque (até setembro de 2023), ter médias anuais a partir de 7,0 em 2022 em todas as disciplinas da FGB (Formação Geral Básica) e ter frequência a partir de 85%.

Os estudantes que cumpriram todos os requisitos citados foram classificados de acordo com a soma das médias anuais de todas as disciplinas da FGB cursadas em 2022. Então, foram selecionados aqueles com as maiores notas, dentro do número de vagas destinadas a cada colégio.

INTERCÂMBIO NA FRANÇA 

Os intercambistas estudarão na França na modalidade equivalente ao ensino médio, em instituições de ensino indicadas pela Seed. Antes de embarcar, farão um curso de francês oferecido pela secretaria.

O objetivo do programa é possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos alunos, além do desenvolvimento da autonomia e o aperfeiçoamento de outro idioma. Ao retornar, os participantes se tornam embaixadores do programa, compartilhando a experiência com a rede estadual de ensino por meio de diversas atividades.

OUTRO EDITAL 

 O programa Ganhando o Mundo tem um edital com inscrições abertas até 31 de maio. Essa edição oferta mil vagas para intercâmbio em países de língua inglesa — Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Podem se inscrever os alunos da rede estadual de ensino que cursaram o 9° ano do ensino fundamental em 2022.

Fonte:

Deixe seu comentário