Portal da Cidade Paranavaí

Unespar

Decreto de autorização do curso de Direito será assinado amanhã em Paranavaí

Após muita polêmica, governo garante que abertura do curso será autorizada; A governadora Cida Borghetti estará na cidade nesta sexta-feira para assinatura

Publicado em 07/06/2018 às 01:18
Atualizado em

A assinatura do documento será, nesta sexta-feira, às 9h na sede da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar). (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

A Governadora Cida Borghetti estará em Paranavaí nesta sexta-feira (8) para a assinatura do decreto que vai autorizar a abertura do curso de Direito na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí. A informação foi confirmada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), na tarde desta quinta-feira (7).

A assinatura do documento, tão aguardado pela população de Paranavaí, será às 9h na sede da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar). Estarão presentes na cerimônia, além da governadora, o reitor da Universidade, Antônio Carlos Aleixo, a pró-reitora de ensino, Maria Simone Jacomini Novak, o Secretário de Ciências e Tecnologia, Décio Sperandio e autoridades locais.

No dia 28 de março, o então governador, Beto Richa, assinou durante visita a Paranavaí, um documento divulgado como decreto de autorização para abertura do curso. Algum tempo depois, a Direção Geral do Campus divulgou nota dizendo que, apesar de todos os esforços da Universidade, o curso havia sido inviabilizado pelo Governo, o que levou a população a acreditar que o curso de Direito, para a Universidade de Paranavaí, havia sido cancelado.

O reitor da Universidade, Antônio Carlos Aleixo, se pronunciou sobre o caso e disse que o curso não havia sido cancelado, o processo ainda estava em andamento. Aleixo explicou ainda, que o documento assinado por Richa, não foi decreto de autorização, mas um despacho autorizando que o processo fosse concluído. Na ocasião, o reitor disse também, que o processo, feito pela Universidade e encaminhado ao Governo, havia retornado, para que a universidade fornecesse mais dados sobre custos e declaração de disponibilidade orçamentária e financeira pra execução do curso. 

Agora, segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), foram solucionadas as pendências do projeto. O passo final para a autorização do curso na Unespar de Paranavaí, será dado amanhã, com a assinatura do decreto pela governadora. Ainda de acordo com a Seti, a previsão é que o curso já inicie no ano que vem, mas a Universidade terá autonomia para definir o cronograma de vestibular e início das aulas, que já deve ser divulgado amanhã, durante a cerimônia.

Fonte:

Deixe seu comentário