Portal da Cidade Paranavaí

é oficial

Curso de Direito da Unespar de Paranavaí terá início em Fevereiro de 2019

Decreto de autorização para abertura do curso foi assinado na manhã desta sexta-feira (8), pela governadora Cida Borghetti

Publicado em 07/06/2018 às 21:32
Atualizado em

Governadora assinando o decreto de autorização para o curso. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Autoridades reunidas após a assinatura. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, durante assinatura do documento. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Eloíse Fernandes

A governadora Cida Borghetti assinou na manhã desta sexta-feira (8), na sede da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), o decreto que autoriza a abertura do curso de Direito na Unespar de Paranavaí.

De acordo com a Pró-reitora de Ensino, Maria Simone Jacomini Novak, o vestibular será realizado já no mês de novembro deste ano e serão oferecidas 40 vagas. A graduação deverá iniciar em fevereiro do ano que vem, no período da manhã, junto com o calendário letivo dos demais cursos da Unespar e terá duração de 5 anos.

Segundo a pró-reitoria da Universidade, nos dois primeiros anos, professores já contratados da Unespar serão remanejados para o curso de Direito. “Nós temos no campus, professores do colegiado de Administração e de Ciências Contábeis que são formados em Direito e vão dar aulas para esse curso para os dois primeiros anos, pois são áreas mais gerais e os bacharéis em Direito, que já existem na Universidade, vão dar conta. Já nos últimos anos, nós contrataremos professores das disciplinas mais específicas”, explica Maria Simone. Ainda de acordo com a pró-reitora, o curso já tem um colegiado pensado e um desses professores, já contratados, será eleito como coordenador.

Durante discurso, a governadora Cida Borghetti falou sobre a relevância da implantação do curso para Paranavaí e região. Ela ressaltou a importância do conhecimento para o cidadão e disse estar alegre em poder assinar um documento tão esperado pela população. “Fico muito feliz, principalmente pela população mais carente, que precisa da universidade pública, que precisa da creche, do posto de saúde e da qualidade do serviço público”, disse a governadora.

O reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo lembrou da importância do curso para a população que não tem condição de pagar um curso superior em uma instituição particular, ou se locomover para outras cidades que tenham a graduação. “Isso supera uma série de sofrimentos que nós estamos tendo para manter a universidade pública”, disse Aleixo.

O Secretário de Ciências e Tecnologia, Décio Sperandio, falou sobre a luta para trazer o curso para Paranavaí e disse que esse era um  anseio antigo de toda a comunidade regional. Segundo o secretário, esse será o primeiro campus da Unespar a ter a graduação em Direito e o nona universidade pública a ter o curso no Paraná. “É muito importante que o Estado coloque à disposição da comunidade o ensino superior gratuito. Muitos cursos de Direito do Paraná têm sido muito bem avaliados pelo Ministério da Educação e eu tenho certeza que este também será.”, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia, o prefeito de Paranavaí, KIQ, autoridades locais, Políticos, funcionários da Unespar e dos setores de Educação de Paranavaí e a comunidade.

Polêmica

No dia 28 de março, o então governador, Beto Richa, assinou durante visita a Paranavaí, um documento divulgado como decreto de autorização para abertura do curso. Algum tempo depois, a Direção Geral do Campus divulgou nota dizendo que, apesar de todos os esforços da Universidade, o curso havia sido inviabilizado pelo Governo, o que levou a população a acreditar que o curso de Direito, para a Universidade de Paranavaí, havia sido cancelado.

Na época, o reitor da Universidade, Antônio Carlos Aleixo, se pronunciou sobre o caso e disse que o curso não havia sido cancelado, o processo ainda estava em andamento. Aleixo explicou ainda, que o documento assinado por Richa, não foi decreto de autorização, mas um despacho autorizando que o processo fosse concluído. Na ocasião, o reitor disse também, que o processo, feito pela Universidade e encaminhado ao Governo, havia retornado, para que a universidade fornecesse mais dados sobre custos e declaração de disponibilidade orçamentária e financeira pra execução do curso.

Agora, já com todas as pendências do processo solucionadas, e após assinatura do decreto pela governadora, o curso deverá iniciar, em fevereiro do ano que vem.

Fonte:

Deixe seu comentário