Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Creche inova e implementa ensino de inglês para crianças de até 5 anos

O CEI Santa Terezinha do Menino Jesus foi a primeira escola de ensino infantil público da cidade a ofertar o ensino de uma segunda língua aos alunos

Publicado em 16/04/2018 às 23:45
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Já imaginou se o seu filho pudesse aprender inglês gratuitamente desde muito pequeno? Essa passou a ser a realidade de aproximadamente 80 crianças de até 5 anos que estudam no Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Terezinha do Menino Jesus, no Jardim Santos Dumont, em Paranavaí. Um projeto desenvolvido pela escola quer incluir o ensino dessa segunda língua na grade curricular das crianças, que têm entre 5 meses e 5 anos.

De acordo com a diretora Marina Luiza Sandri Fernandes e com a coordenadora pedagógica do local, Izabel Cristina da Fonseca, neste primeiro ano da implementação do projeto, quatro turmas da escola foram escolhidas para iniciarem os trabalhos: duas turmas do Maternal II (com crianças de 3 a 4 anos) e outras duas turmas do Infantil IV (com alunos de 4 a 5 anos). Para o ano que vem, a intenção é que o inglês, estando na grade curricular, possa ser ensinado às mais de 130 crianças da creche, desde os bebês, que ingressam com 5 meses, até os maiores que estão partindo para o ensino fundamental, com 5 anos.

O CEI é uma entidade filantrópica conveniada à Prefeitura de Paranavaí e tem ensino totalmente gratuito, assim como as demais creches do município. Segundo Marina e Izabel, a vontade de colocar o inglês dentro das salas de aula sempre existiu, mas somente neste ano, com a ajuda de todo o corpo docente da escola, conseguiram tirar a ideia do papel e colocar em prática o projeto “Brincando de aprender inglês”, exclusividade da creche.

O primeiro passo, conforme explicam, foi visitar escolas particulares da cidade, que já têm esse serviço, para entender como tudo é feito. Todas as professoras participaram, ainda, de uma capacitação em Curitiba e, nessa segunda-feira (16), as aulas de inglês começaram efetivamente.

Juliane da Costa Belo de Souza, a professora de inglês, passará 40 minutos por semana em cada sala, ensinando os pequenos a darem os primeiros passos no aprendizado da língua. De acordo com ela, as aulas são dinâmicas e envolvem música e muita oralidade, para facilitar a memorização das crianças. “Eu faço um trabalho com violão, que é bastante atrativo também”, explica.


Ela, que já tem experiência no ensino de inglês para crianças dessas idades, destaca que são usados muitos recursos visuais para chamar a atenção dos pequenos e facilitar o aprendizado. “Vídeos, flash cards [imagens que representem animais, objetos, etc.], para que todos tenham uma boa memorização e para a criança sempre relacionar o vocabulário, a palavra, com a imagem, e não à tradução em português.”

Para a professora, o ensino infantil é um ótimo período para as crianças começarem a ter contato com uma segunda língua. “Essa idade é muito legal para aprender. Eu acho que os pais não precisam ter dúvidas se já é bom colocar, porque a memória [das crianças] está muito fresca ainda”, esclarece.  

Luciana Salvadego, mãe da pequena Helena, que estuda na creche há dois anos, adorou a iniciativa e considerou inovadora. “Em casa, a gente já começa a ensinar algumas palavrinhas, como cores, animais em inglês, e nessa idade eles têm muita facilidade em aprender. O ensino no CEI será uma base para a gente continuar o incentivo em casa”, comenta.

O “Brincando de aprender inglês”, mesmo inovando na área de educação infantil paranavaiense, quer ir mais longe. A diretora Marina e a coordenadora pedagógica Izabel revelam, ainda, que estão buscando parceria com uma instituição de ensino de línguas privada, para que ao menos uma criança saia da escola com uma bolsa de estudos e continue aprendendo e aperfeiçoando o inglês gratuitamente. 

Fonte:

Deixe seu comentário