Portal da Cidade Paranavaí

EDUCAÇÃO PARANAENSE

Alunos de Paranavaí e região são selecionados para intercâmbio na Nova Zelândia

Os estudantes da rede estadual, que foram selecionados pelas notas de 2021, passarão um semestre letivo estudando em um colégio local.

Publicado em 05/06/2022 às 11:50
Atualizado em

Somente do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, 16 estudantes estão entre os selecionados (Foto: Lucas Fermin/SEED)

A lista dos 100 estudantes selecionados para o intercâmbio da segunda edição do programa Ganhando o Mundo foi divulgada nesta sexta-feira (3). O Núcleo Regional de Educação de Paranavaí teve 18 estudantes da rede estadual entre as melhores médias em 2021 do Paraná.

Os 100 primeiros colocados estão classificados para o intercâmbio, entre eles o jovem CRYSTIAN GABRIEL LIMA JANDRE - Colégio Estadual Lysímiaco Ferreira da Costa - Paranacity. Os alunos partirão em julho para a Nova Zelândia, onde passarão um semestre letivo estudando em um colégio local. Antes de embarcar, farão um curso preparatório de inglês.


LEIA TAMBÉM

Educação publica edital do PSS para 2023; há vagas para Paranavaí


O programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os repertórios culturais e acadêmicos.

Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido. Atualmente, há 100 estudantes da rede estadual no Canadá. Eles chegaram ao país em fevereiro e devem concluir o semestre de estudos nas escolas canadenses e retornar ao Brasil no fim de junho.


LEIA TAMBÉM

Gosta de cinema? Confira a resenha de Top Gun: Maverick


PROCESSO SELETIVO 

A primeira etapa de seleção consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular.

Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano passado (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados.

Veja aqui a lista completa de selecionados em todo o estado.

Nota da redação

A lista divulgada anteriormente com os nomes dos 18 estudantes do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí faz parte do grupo de alunos que foram classificados com as melhores médias em 2021 do Paraná, no entanto apenas um jovem da região irá para o intercâmbio, pois ficou entre os 100 primeiros colocados e se classificou.

Fonte:

Deixe seu comentário