Portal da Cidade Paranavaí

Boa leitura

Alunos da escola Neusa Braga participam de projeto que conta histórias a idosos

O projeto visa estimular a leitura dos alunos do 4º ano. A terceira etapa foram as visitas ao Centro de Convivência do Idoso e ao Lar Vicentino.

Publicado em 20/08/2019 às 23:40

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Estar reunido com pessoas mais velhas sempre é uma boa oportunidade para ouvir muitas histórias. O que você imaginaria se o fato ocorresse ao contrário?

Um projeto da Escola Municipal Neusa Pereira Braga está propondo exatamente isto: levar crianças para contar histórias para os idosos.

O projeto visa estimular a leitura dos alunos do 4º ano e teve início com visitas semanais à biblioteca. O professor utilizou da leitura e da contação de histórias para a inserção dos alunos no mundo da imaginação, da fantasia e da realidade presente na literatura infantil. Assim, as crianças tiveram liberdade para se familiarizar com os livros, podendo fazer a leitura individual ou em grupo.

Com a finalização da leitura, o professor questionou os educandos sobre qual livro tinham lido e o que mais lhe chamava a atenção. Com esse estímulo, os estudantes passaram a se interessar em contar as histórias lidas aos professores. Em seguida, a contar aos amigos, auxiliados para desenvolver confiança, gesticular e olhar para o público. Além das técnicas de memorização e improvisação, detalhando o desencadeamento dos fatos.

Depois de várias apresentações das crianças no próprio ambiente da biblioteca e sala de aula, foi organizada uma peça de teatro baseada no livro “O Casaco de Dundum”. Com os alunos preparados e familiarizados, foram convidados os pais e responsáveis, além de outros familiares que ficaram entusiasmados com o projeto de leitura.

A “Contação de História” para a comunidade foi a terceira etapa, contemplando visitas ao Centro de Convivência do Idoso (CCI) e ao Lar Vicentino, lugares que propiciaram uma experiência de valorização do trabalho e de envolvimento com o público.

Fonte:

Deixe seu comentário