Portal da Cidade Paranavaí

Educação

Agrinho 2022 lança concurso de programação para estudantes da rede estadual

Estudantes e professores responsáveis pelos projetos vencedores vão receber um smartphone e um certificado cada um.

Publicado em 21/06/2022 às 11:02

Ao todo, o concurso premiará 128 projetos, sendo quatro de cada Núcleo Regional de Educação (NRE). (Foto: Seed/PR)

O Programa Agrinho 2022 (parceria do Sistema Faep/Senar-PR com a Seed-PR) lança um concurso de programação para incentivar e valorizar o ensino de tecnologia e inovação, presente na matriz curricular dos estudantes da rede estadual de ensino. Os concursos Redação Paraná Nota 10 e de robótica já estão em andamento.

Ao todo, o concurso premiará 128 projetos, sendo quatro de cada Núcleo Regional de Educação (NRE). Estudantes e professores responsáveis pelos projetos vencedores vão receber um smartphone e um certificado cada um (se o mesmo professor for premiado em mais de um projeto, ele receberá somente um aparelho).


LEIA TAMBÉM

Prefeitura abre inscrições para a Mostra de Artes Cidade Poesia


Podem participar do concurso alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos) das escolas em tempo integral ou com ampliação de jornada (EduTech) e do 1º ano do ensino médio regularmente matriculados nos colégios estaduais. São, ao todo, cerca de 150 mil estudantes aptos. O tema dos projetos é livre, mas espera-se um cunho de contribuição social.

O concurso será dividido em duas categorias, uma para cada etapa de ensino (fundamental e médio), respeitando as habilidades que estão sendo desenvolvidas ao longo dos estudos na área.


LEIA TAMBÉM

Contribuintes com IPVA atrasado podem parcelar o imposto devido


A categoria 1 é direcionada aos estudantes do 6º ao 9º anos, sendo que o projeto deverá ser desenvolvido em linguagem de programação Scratch. Atualmente, os alunos da educação em tempo integral desses anos têm duas aulas semanais de Programação e Tecnologia Computacional. Além disso, qualquer aluno desses anos também pode participar da ampliação de jornada com o programa Edutech (na modalidade Games e Programação).

Já a categoria 2, voltada aos estudantes do 1º ano do médio, deverá ter o projeto realizado nas linguagens HTML, CSS ou Javascript. Com o início do novo ensino médio, eles têm duas aulas semanais de Pensamento Computacional.


LEIA TAMBÉM

Grupos de Paranavaí e região podem se inscrever para o 1º Samba na Praça


ETAPAS

O concurso acontece em três etapas: escolar, regional e estadual. A primeira já começou e vai até o dia 29 de julho. Nela, os estudantes devem apresentar os projetos para sua escola, que será responsável por avaliá-los e escolher um projeto finalista por categoria. Os colégios terão até 12 de agosto para encaminhar os resultados aos NRE por por meio de um formulário utilizando o e-mail @escola.

Já a segunda etapa consiste em uma avaliação a nível regional, na qual cada NRE irá selecionar até o dia 19 de agosto dois projetos da categoria 1 e seis projetos da categoria 2. O envio dos selecionados deverá ser feito também utilizando o e-mail @escola.


LEIA TAMBÉM

Simepar prevê inverno seco e frio no Paraná, com previsão de geadas e nevoeiros


A etapa final do concurso irá avaliar em nível estadual, por meio de uma comissão formada pelo programa Agrinho, um projeto da categoria 1 e três projetos da categoria 2 por NRE, totalizando os 128 projetos vencedores. A divulgação dos resultados será em 13 de outubro e a cerimônia de premiação está prevista para o mês de novembro, em Curitiba.

Confira AQUI o regulamento completo.

Fonte:

Deixe seu comentário