Portal da Cidade Paranavaí

Adélia: “Pais não devem dormir na porta das escolas para garantir vagas”

Publicado em 14/11/2017 às 00:25

Já está aberto o período de rematrículas e matrículas novas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Paranavaí. A fase de rematrículas nas creches terminou na segunda-feira (13) e até o dia 22 de novembro estão acontecendo as rematrículas nas escolas municipais. Somente a partir do dia 27 de novembro começa o cronograma para matrículas novas nas escolas e pretensão de vagas para as creches. Mas a secretária de Educação, Adélia Paixão, faz um alerta importante: “Os pais não devem dormir na porta das escolas para tentar garantir vagas para os filhos. Não é a fila ou a ordem de chegada que vai garantir a vaga para a criança”.

Segundo a secretária, as vagas são liberadas para as crianças que atendem aos critérios definidos nos estatutos de cada instituição. “Na maioria das escolas, por exemplo, os critérios são que a criança more perto da instituição, se tiver irmão já estudando na escola, menor renda, ou ainda que seja a instituição mais próxima do bairro que não tem nenhuma escola. Além disso, os pais têm que entregar todos os documentos obrigatórios”, explica Adélia.

O alerta está sendo feito para evitar uma situação que, historicamente, se repete todos os anos. “Vemos pessoas literalmente acampando do lado de fora das escolas, dormindo nas calçadas, criando uma fila para não perder a ordem de chegada. Nós já enviamos um comunicado a todos os pais dos nossos alunos informando que não adianta dormir na frente da escola, nem formar fila no portão. O importante é ter toda a documentação e atender aos critérios pré-estipulados”, frisa Adélia.

Lembrando que as inscrições para pretensão de vagas nas creches estão previstas para acontecer de 27 a 30 de novembro. Para declarar a pretensão de uma nova vaga, é preciso que os pais apresentem a Folha Resumo do CadÚnico, uma cópia da Certidão de Nascimento da criança, uma fatura original e atualizada da Copel (de até 3 meses), comprovante de trabalho da mãe e comprovante de renda de todos os membros da família que estiverem empregados.

Carteira de Vacina – Um dos documentos obrigatórios para as novas matrículas é a Carteira de Vacina com todo o esquema vacinal atualizado. A obrigatoriedade da apresentação da Carteira no ato da matrícula é regulamentada pela Lei Municipal 2.624/2005.

Segundo a coordenadora do setor de imunização do município, Míryan Jordão, “temos notado muitos atrasos de esquema vacinal das crianças. Isso deixa a criança exposta e em risco de pegar alguma doença imunoprevinível. A obrigatoriedade de manter o esquema vacinal em dia faz parte da Legislação Federal (Programa Nacional de Imunização) e do Estatuto da Criança, que diz que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. A Lei Municipal vem para reforçar a importância de se vacinar as crianças e protegê-las dos diversos vírus presentes no nosso dia a dia”, avalia.

Através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, os pais também podem apresentar o Atestado Vacinal no ato da matrícula. “O atestado é emitido nos postos de saúde mediante a apresentação da Carteira de Vacina. Assim, os profissionais das UBS já verificam se é necessária a atualização de alguma vacina prevista pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunização”, explica Míryan.

A Secretaria de Educação também está solicitando a Carteira de Vacina atualizada para as crianças que estão sendo rematriculadas nas escolas e CMEIs. “Apesar de a obrigatoriedade por Lei ser apenas para as matrículas novas, estamos pedindo a atualização do esquema vacinal das crianças por sabermos o quanto é importante manter todos os alunos imunizados”, explica a secretária de Educação.

Cronograma de Rematrículas e Matrículas novas para as escolas municipais – Ano Letivo de 2018

REMATRÍCULAS

De 08 a 22/11/2017

Rematrículas

 

MATRÍCULAS NOVAS

27/11/2017

Matrícula para o Jardim I

28/11/2017

Matrícula para o Jardim II

04 e 05/12/2017

Matrícula para 1º ano

06/12/2017

Matrícula para 2º ano

07/12/2017

Matrícula para 3º ano

08/12/2017

Matrícula para 4º e 5º ano


Cronograma para Pretensão de Vagas dos CMEIs - 2018

PRETENSÃO DE MATRÍCULAS

27 e 28/11/2017

 Berçário I e II

29 e 30/11/2017

Maternal I e II

***As pretensões devem ser feitas no CMEI onde os pais querem matricular a criança

Fonte:

Deixe seu comentário