Portal da Cidade Paranavaí

Redução

Vendas do Dia da Mães caíram mais de 40% no comércio de Paranavaí, diz Aciap

Segundo a Aciap, redução das vendas mostra que o consumidor está agindo com muita cautela, adiando compras por conta das atuais incertezas econômicas.

Publicado em 13/05/2020 às 03:18
Atualizado em

Aciap ainda detectou que, além da redução do número de clientes, no geral, quem comprou, optou por presentes de menor valor para este Dia das Mães. (Foto: Ilustrativa/ Pxhere)

Os comerciantes de Paranavaí já começaram a sentir os impactos da pandemia do covid-19. Segundo a Associação comercial e empresarial de Paranavaí (Aciap), houve redução de mais de 40% nas vendas, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Dados da Aciap, mostram que as vendas da última sexta-feira e sábado, véspera e antevéspera do Dia das Mães, foram 15,52% maiores que as da semana anterior, mesmo assim, comparado com o mesmo período do ano passado, a queda nas vendas foi de 41,10%.

Na avaliação de técnicos da Aciap, os números revelam que o Dia das Mães continua sendo um segundo Natal para os comerciantes e que a entidade agiu corretamente ao defender junto ao COE (Comitê de Operação Emergencial), que avalia e avaliza as ações pertinentes à pandemia da Covid, a manutenção do horário especial na sexta-feira e no sábado.  

Ainda de acordo com estimativa da Associação, a redução das vendas pelo Dia das Mães em relação ao ano passado, mostra que o consumidor está agindo com muita cautela, adiando compras por conta das atuais incertezas econômicas. A avaliação é que muitos deixaram de comprar presentes por precaução (preferiram segurar o dinheiro). Mas há também um contingente de pessoas que não fizeram suas compras por falta de dinheiro mesmo, casos dos que perderam o emprego ou dos trabalhadores informais, que ainda não recuperaram seu poder de compra. A Aciap ainda detectou que, além da redução do número de clientes, no geral, quem comprou, optou por presentes de menor valor para este Dia das Mães.  

Esta queda de 41,10% nas vendas pelo Dia das Mães reforça a necessidade da produção do plano de recuperação econômica proposto pela Aciap e acatado pela Administração Municipal, que está contratando o Sebrae para sua execução. “Infelizmente este cenário já era previsto, não só em Paranavaí, mas em todo o país, a exemplo do que também está ocorrendo no exterior. É preciso criar um planejamento estratégico de forma a potencializar nossas capacidades, inovar e agilizar a recuperação econômica do município”, comenta o gerente-executivo da ACIAP, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká).

Fonte:

Deixe seu comentário