Portal da Cidade Paranavaí

Economia

Paranavaí terá Sociedade Garantidora de Crédito para micro e pequenas empresas

Segundo o prefeito KIQ, município vai facilitar o crédito e entrar como garantidor deste financiamento para os micro e pequenos empresários

Publicado em 29/11/2018 às 01:13
Atualizado em

Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (29), pelo prefeito durante reunião no gabinete. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

O prefeito KIQ anunciou nesta quinta-feira (29) a criação de uma Sociedade Garantidora de Crédito, com um fundo de recursos especiais para facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenos empresas de Paranavaí. O anúncio foi feito durante a reunião do Comitê Gestor Municipal, realizada no gabinete, com representantes das secretarias e entidades envolvidas no trabalho em prol do desenvolvimento econômico da cidade.

 “O nosso Plano de Governo apresentou várias ações relacionadas ao desenvolvimento econômico. Depois de analisar tudo que foi colocado lá, nós fomos adequando algumas propostas e trabalhando com aquilo que seria mais vantajoso para o município e para os empresários em geral. Nós já vínhamos conversando informalmente e levantando dados para que pudéssemos instituir a Sociedade Garantidora de Crédito em Paranavaí. E hoje estou oficializando um pedido junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para iniciar o processo de criação desta Sociedade. Já temos, inclusive, um recurso para fazer o aporte inicial neste fundo, que funciona como uma garantia para os micro e pequenos empresários conseguirem crédito para seus negócios. A pessoa tem que pagar normalmente, mas o município facilita o crédito e entra como o garantidor deste financiamento para quem quer empreender”, explicou o prefeito.
Segundo dados do SEBRAE, os pequenos negócios, que representam a geração de mais de 90% dos empregos formais no setor privado, se deparam com vários entraves para acesso ao crédito. O problema não é a falta de recursos, mas a efetiva concessão para que o crédito chegue às empresas. Um dos grandes obstáculos é a insuficiência de garantias satisfatórias.

No âmbito empresarial, muitas vezes a falta de garantias reais supera a existência de restrições (SPC, Cadin, Serasa) ou a inviabilidade do projeto nas razões alegadas pelas instituições financeiras para negar crédito aos pequenos negócios. Isso dificulta o processo de análise de crédito e aumenta o risco da operação. Consequentemente, quanto maior o risco, maior a exigência de garantias por parte das instituições financeiras. Neste círculo vicioso, a empresa não consegue crédito para financiar seu crescimento.

Os sistemas de garantias de crédito aparecem como uma das soluções para viabilizar o acesso dos pequenos negócios às melhores linhas de crédito do sistema financeiro. 

Comitê Gestor - O consultor do SEBRAE de Paranavaí, Wendel Gussoni, comemorou o anúncio do prefeito KIQ e destacou que o trabalho do Comitê Gestor Municipal é trabalhar para incentivar o empreendedorismo na cidade. “O que queremos com este trabalho é construir, junto com a Prefeitura, o desenvolvimento econômico de Paranavaí. Este  é um momento em que nos reunimos para verificar tudo que já foi feito. E tudo que já foi feito, aconteceu graças ao envolvimento de cada um que compõe o Comitê, pessoas que entenderam o processo e pegaram para si o trabalho para termos um resultado positivo conjunto. O Comitê tem se esforçado muito para trabalhar em prol das micro e pequenas empresas de Paranavaí, que é onde está o giro da economia no município. Grandes empresas certamente são sempre muito importantes, mas hoje, as micro e pequenas empresas são 98% dos negócios na cidade. Nós acreditamos que encontramos um caminho possível, por isso estamos trilhando por ele, juntos”, enfatizou.

Destaque Regional - Pelo segundo ano consecutivo, Paranavaí recebeu uma importante premiação concedida pelo SEBRAE-PR: a de Agente de Desenvolvimento Destaque Regional 2018. A premiação foi entregue durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito e Desenvolvimento, realizado nos dias 30 e 31 de outubro em Pontal do Paraná.

 “A nossa Agente de Desenvolvimento, a servidora Andréa Alves Vieira, é uma pessoa da mais alta competência, que trabalha com muito foco em garantir a competitividade dos pequenos negócios em Paranavaí. Foi um prêmio merecido e que, indiretamente, mostra todo o potencial que a nossa cidade tem para o empreendedorismo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues.

Neste ano de 2018, a Sala do Empreendedor de Paranavaí já realizou 6.673 atendimentos, 1.353 a mais que em todo o ano de 2017. No total foram feitas 1.475 DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) de micro e pequenos empreendedores na Sala do Empreendedor. Os valores declarados ultrapassam mais de R$ 8 milhões em faturamento no ano de 2017.

Fonte:

Deixe seu comentário