Portal da Cidade Paranavaí

Avanço

Paranavaí ganha nova subestação de energia

Obra federal está sendo construída próximo à Vila Rural São João e deve aumentar a segurança e a qualidade no abastecimento elétrico da cidade.

Publicado em 10/08/2020 às 03:43
Atualizado em

Subestação deve começar a operar no segundo semestre do ano que vem. (Foto: Fábio Havro)

(Foto: Fábio Havro)

A construção de uma nova subestação de energia elétrica em Paranavaí, por meio de leilão de concessão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vai aumentar a qualidade e a segurança no abastecimento de energia na cidade. A obra, de iniciativa federal, iniciou neste ano e tem previsão de começar operar na segunda quinzena de 2021.  

Mas o que é uma subestação? Apesar de não ser uma obra municipal, a equipe de engenharia do município está acompanhando diretamente a construção e esclareceu ao Portal da Cidade algumas dúvidas sobre essa obra.

De acordo com o Engenheiro Eletricista e Civil da prefeitura de Paranavaí, Fábio Havro, uma subestação é onde é feito o rebaixamento da energia, que sai de uma fonte geradora, como a usina de Itaipu, e é encaminhada em altas tensões por linhas de transmissão. Antes de ser distribuídas para as cidades, essa energia  precisa passar pela subestação abaixadora, que reduz a potência alta para 127 v ou 220 v. Só então é feita a distribuição para os postes de energia, que levam a eletricidade até a sua casa.


O engenheiro explica que em Paranavaí já há duas subestação neste mesmo modelo, uma no Sumaré, outra no São Jorge, que já fazem algo parecido, mas esta nova deve ser três vezes maior que a última.

“A subestação que está sendo construída em Paranavaí vai receber uma linha de transmissão do estado e, provavelmente, deve vir de Itaipu. Ali terão vários transformadores que vão fazer o rebaixamento e a empresa vai comercializar a energia com a Copel, que vai distribuir para a cidade por meio das linhas de distribuição, que são os postes”, explica Havro,

Ele ressalta que é um grande avanço para a cidade, que ganha mais qualidade e segurança no abastecimento de energia. “Se houver um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN), um apagão, por exemplo, nós teremos mais fontes chegando, e será possível abastecer a cidade sem ter o problema de apagar. Além disso, a qualidade da energia vai ser melhor, porque vamos receber uma linha nova, vai ter uma fonte geradora que vem diretamente do estado do Paraná”.


Expansão econômica

Com essa obra, a tendência é que a cidade atraia cada vez mais investidores. O engenheiro ressalta que a subestação possibilitará a expansão econômica do município, pois com mais segurança no abastecimento de energia elétrica, novas indústria podem se instalar na cidade.

Além disso, a construção da subestação já gerou benefícios indiretos, como a contratação de 70 pessoas do município para trabalhar na obra, que depois de pronta vai beneficiar Paranavaí e cidades da região.

“É uma obra de planejamento nacional, que já vem sendo estudada há pelo menos cinco anos. O futuro da cidade na parte elétrica está acontecendo ali”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário