Portal da Cidade Paranavaí

Economia

Paranavaí aparece em 24° no ranking de geração de empregos do Paraná em 2018

O município registrou 8.891 admissões com carteira assinada e 8.559 demissões, gerando um saldo positivo de 332 novos postos de trabalho.

Publicado em 24/01/2019 às 06:37
Atualizado em

Os setores que mais geraram empregos em Paranavaí foram o setor de serviços, a indústria da transformação e a agropecuária. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade Paranavaí)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quarta-feira (23), os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de dezembro, que fecha os números de todo o ano de 2018. Paranavaí fechou o ano com saldo positivo e aparece como o 24° colocado na lista de geração de empregos no Paraná. O município registrou 8.891 admissões com carteira assinada e 8.559 demissões, gerando um saldo positivo de 332 novos postos de trabalho.

Os setores que mais geraram empregos em Paranavaí foram o setor de serviços, com 256 novos postos de trabalho, a indústria da transformação (+134) e a agropecuária (+97). Dois setores tiveram saldo negativo, com mais demissões que admissões: construção civil (-100) e comércio (-55).

“Por mais que durante ano enfrentamos algumas dificuldades, terminamos 2018 com saldo positivo de mais de 300 empregos gerados. Tivemos dois anos seguidos positivos na geração de empregos, isso nos dá um grande otimismo. Em 2017 foram 584 novos empregos com carteira assinada, que somados com os números de 2018 resultam em 916 novos postos de trabalho”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues.

A expectativa, segundo o secretário, é de que com a chegada de novas empresas, o número de vagas aumente ainda mais. “A megaloja da Havan já é uma realidade e vai gerar diversos empregos no município, sem contar na vinda de outras grandes empresas que já estão garantidas. Estamos vivendo um bom momento econômico e em 2019 esses números tendem a continuar crescendo”, afirma Carlos.

O secretário ainda ressalta a importância da capacitação profissional. "É muito importante o candidato à vaga de trabalho estar cada vez mais capacitado. Quanto mais capacitação tiver, mais chance terá de ingressar no mercado. A Agência do Trabalhador é apenas uma intermediadora de mão-de-obra. Quem estabelece os requisitos das vagas são as empresas; então se a empresa necessita de pessoa capacitada, ela não vai contratar aquele que não está apto para a vaga. Por isso, o primeiro requisito e o mais importante é a conclusão dos estudos - finalizar ao menos o Ensino Médio e depois buscar uma capacitação técnica e, claro, um curso Superior. A concorrência é grande e alcança a vaga aquele que está melhor capacitado para assumir a oportunidade de trabalho”, frisa.

Fonte:

Deixe seu comentário