Portal da Cidade Paranavaí

Carteira assinada

Paranavaí cria 280 novos postos de trabalho e fecha fevereiro com saldo positivo

Considerando os 399 municípios do Paraná, Paranavaí ocupa a 19ª colocação no ranking das cidades que mais geraram empregos no mês.

Publicado em 30/03/2023 às 11:30
Atualizado em

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )

Paranavaí fechou mais um mês com saldo positivo na geração de empregos. Os dados de fevereiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que a cidade teve saldo positivo de 280 novos postos de trabalho criados no período. O resultado deu ao município a 19ª colocação no ranking das cidades paranaenses que mais geraram empregos.

Durante todo o mês, foram 1.104 admissões contra 824 demissões. Os setores que mais geraram empregos foram: serviços (+231), comércio (+44), agropecuária (+8), indústria (+2) e construção (-5). 

“Tivemos uma retomada em todos os setores da economia e melhoramos em todas as áreas. Isso faz parte de uma série de medidas que estamos tomando há anos em Paranavaí. Temos preocupação quando analisamos o cenário nacional, mas temos feito tudo que está ao nosso alcance para superar todos os desafios”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, Carlos Emanuel.

Paraná

O Paraná também fechou fevereiro com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Segundo o Caged, no período, foram feitas 162.139 admissões contra 138.058 desligamentos, resultando na criação de 24.081 novas vagas. 

No estado, o setor de serviços também liderou a criação de postos de trabalho. Em segundo lugar está a indústria, seguida pelo comércio, agropecuária e construção. 

Brasil

Prejudicada pela desaceleração econômica e pelo fechamento de vagas no comércio, a criação de emprego formal caiu em fevereiro no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Caged, da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 241.785 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

Em relação a fevereiro de 2022, houve queda de 26,4%. No período, tinham sido criados 328.507 postos de trabalho, nos dados sem ajuste, que não consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores. Apesar da desaceleração em relação a fevereiro do ano passado, continua a haver melhora em relação a dezembro, quando haviam sido fechados 440.669 postos. Em janeiro, foram criados 84.571.

Considerando os meses de janeiro e fevereiro, foram abertas 326.356 vagas. Esse é o resultado mais baixo para os dois primeiros meses do ano desde a reformulação do Caged, em 2020. A comparação considera os dados com ajustes, quando o Ministério do Trabalho registra declarações entregues fora do prazo pelos empregadores e retifica os dados de meses anteriores. A mudança da metodologia não torna possível a comparação com anos anteriores a 2020.

Fonte:

Deixe seu comentário