Portal da Cidade Paranavaí

Economia

IPVA começa a vencer nesta quinta-feira (23) no Paraná

Contribuinte pode optar por pagar à vista, com 3% de desconto, ou parcelar o tributo em três vezes. Veja como consultar.

Publicado em 23/01/2020 às 07:08
Atualizado em

Vencimento varia de acordo com a final da placa do veículo. (Foto: Maria Eduarda Oliveira/ Portal da Cidade Paranavaí)

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) começa a vencer hoje no Paraná, de acordo com o final da placa do veículo, seja para quem vai parcelar, ou pagar à vista com desconto de 3%. Clique aqui para consultar ou emitir seu boleto.

Para o contribuinte que optar pelo parcelamento, os próximos boletos, segundo a Secretaria da Fazenda do Paraná, terão vencimento em fevereiro e março.

Veja a tabela de vencimentos:

MUDANÇA - Neste ano, o boleto de IPVA deixou de ser entregue pelos correios. De acordo com o gerente do Setor de IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon, há sete bancos credenciados para recolher o IPVA (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop). Nestas instituições, com exceção do Banco do Brasil, é possível fazer o recolhimento apenas apresentando o número do Renavan, tanto no caixa interno do banco como no caixa automático.

ATRASO – Quem perder a data de pagamento pode seguir o mesmo procedimento para pagar com atraso. Será cobrada multa de 0,33% ao dia mais a taxa Selic. Depois de um mês de atraso a multa é de 10% mais a taxa Selic 

O site da Secretaria da Fazenda também permite a consulta de débitos em atraso. Marcon destaca o recolhimento do IPVA é obrigatório para que o Detran emita o licenciamento do veículo, documento que o motorista deve portar em todas as situações. Em caso de não estar em dia o veículo pode ser apreendido pelo agente de trânsito.


Fonte:

Deixe seu comentário