Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Formatura do curso de corte e costura tem desfile com roupas feitas pelas alunas

O curso gratuito, ofertado pelo Rotary de Paranavaí, em parceria com a cooperativa Sicredi União, durou cinco meses e formou 12 profissionais

Publicado em 12/08/2018 às 23:53
Atualizado em

Alunas e seus familiares desfilaram com peças confeccionadas por elas durante o curso. (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (10), 12 mulheres que participaram do curso gratuito de corte e costura, ‘Vestindo minha família’, em Paranavaí, realizaram a cerimônia de formatura, que contou com desfile dos trajes confeccionados pelas próprias participantes.

O projeto é uma iniciativa da Associação de Senhoras de Rotarianos em parceria com a cooperativa Sicredi União PR/SP. A instituição financeira custeou o salário da professora, Érica Cristina, e ofereceu palestras de educação financeira, cooperativismo e empreendedorismo. Já o Rotary de Paranavaí disponibilizou o local e as máquinas de costura.

Foram cinco meses de curso gratuito, com aulas três vezes por semana, onde as participantes aprenderam a base para confeccionar saias, calças, blusas com diferentes mangas, vestidos e, por último, macacões.

A costureira Viviane Pelegrino, aluna do projeto, desfilou com blusa e calça, feita por ela, e a filha dela, exibiu um sobretudo e um vestido, também confeccionados pela mãe. Viviane, que é costureira industrial há 18 anos, sempre produziu produzindo camisetas e roupas esportivas que chegavam com os moldes prontos. Com o curso, diz ter aprendido a modelar, ou seja, poderá usar a criatividade para produzir as próprias peças. “Foi um curso completo, que está me abrindo possibilidades de trabalho”, relatou a costureira. 

O curso gratuito de corte e costura começou a ser oferecido em 2002 e desde então já preparou dezenas de mulheres para o mercado de trabalho, além de estimular o empreendedorismo entre as participantes.

 

Fonte:

Deixe seu comentário