Portal da Cidade Paranavaí

impostos

Empresários retiram tributos e oferecem produtos até 50% mais baratos

A ação segue até sábado e faz parte da campanha nacional "Feirão do Imposto" que visa conscientizar a população sobre a quantidade de tributos cobrados

Publicado em 17/05/2018 às 00:18
Atualizado em

Aciap tabulou quantidade de impostos cobrados sobre os produtos. (Foto: Portal da Cidade)

Empresários paranavaienses que aderiram ao Feirão do Imposto (Foto: Portal da Cidade)

Eloíse Fernandes

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), por meio do Conselho do Jovem Empresário (Cojep) está participando da ação "Feirão do Imposto", uma campanha para conscientizar a população a respeito da quantidade de tributos cobrados sobre as mercadorias adquiridas. Essa é uma mobilização nacional, que está ocorrendo pela segunda vez na cidade e segue até o próximo sábado (19).

Neste ano, o tema da campanha é: “Compre dois, leve um”.  De acordo com o Presidente do Cojep de Paranavaí, Rubens Celestino Vila Júnior, essa temática foi escolhida para alertar a população de que quase metade do que se paga por um produto, é tributo. Segundo ele, o brasileiro trabalha cinco meses por ano, só para pagar impostos. “Essa é uma campanha de conscientização, para que a população saiba quanto de tributos nós pagamos todos os dias e comece a lutar pelo retorno desse imposto. Não para deixar de pagar, mas para que tenhamos essa devolução em educação, saúde, entre outros”, explica.

Desde a última segunda-feira (14), estabelecimentos de diversos seguimentos estão oferecendo produtos sem a taxa de impostos, para que os consumidores percebam a diferença no valor pago. De acordo com a Aciap, o valor pago por uma garrafa de refrigerante de 2 litros, por exemplo, cai para quase a metade, se os tributos forem desconsiderados. Já o sabão em pó, o shampoo para cabelos e até a garrafa de água mineral, tem mais de 40% do valor acrescido, por causa dos impostos.

De acordo com Rubens Júnior, os produtos com maiores taxas encontrados em Paranavaí foram a cerveja e os combustíveis para automóveis, com acréscimo de 56%. Por isso, além de todas as ações realizadas durante a semana, com os descontos em mercados, lanchonetes e restaurantes, no sábado (19), último dia da campanha, um posto de combustíveis da cidade vai oferecer quase 50% de desconto para os consumidores no preço do etanol e da gasolina. Segundo o presidente do Cojep, serão dois mil litros de combustíveis (mil de etanol e mil de gasolina) comercializados sem tributos. O litro da gasolina sairá por R$ 2,99 e o do etanol a R$ 1,99.

Também neste sábado, no centro da cidade, na esquina das ruas Souza Naves e Getúlio Vargas, a ACIAP Jovem estará promovendo uma grande ação de conscientização, com panfletagem e esclarecimentos sobre a elevada carga tributária cobrada nos produtos.

Todos os detalhes sobre os estabelecimentos participantes da campanha e os descontos, podem ser encontrados na página do Cojep: https://goo.gl/cr2kNi. 

Fonte:

Deixe seu comentário