Portal da Cidade Paranavaí

Economia

Em 5 meses, SCPC recuperou R$ 842 mil no comércio de Paranavaí, segundo Aciap

Desde o início do ano, o comércio local fez 6.109 inclusões e 2.644 exclusões de inadimplentes

Publicado em 14/06/2018 às 01:48
Atualizado em

Evitar a inadimplência e dar ferramentas de recuperação de crédito têm sido umas das principais prioridades da Aciap. (Foto: Arquivo/ Portal da Cidade Paranavaí)

Levantamento feito pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) mostra que nos primeiros cinco meses deste ano já foram recuperados mais de 842 mil de crédito. A recuperação desta inadimplência beneficiou 126 empresas associadas. O índice de recuperação é de 43% em relação ao que foi cadastrado no serviço.

Desde o início do ano, o comércio local fez 6.109 inclusões e 2.644 foram excluídas. Ou seja, das mais de seis mil pessoas “seprocadas”, 43%, após receberem a carta de cobrança do SCPC, foi à empresa fazer o pagamento e a loja pediu a exclusão do nome do consumidor do SCPC.

Evitar a inadimplência e dar ferramentas de recuperação de crédito têm sido umas das principais prioridades da Aciap. Recentemente, a entidade disponibilizou aos associados a possibilidade de, além de registrar no SCPC, também protestar o título em cartório por apenas cinco reais por documento. Como o protesto tem consequências mais danosas ao inadimplente, o índice de recuperação de crédito tende a aumentar. A Aciap está promovendo reuniões periódicas com interessados em aderir ao Protesto Fácil.

De outro lado, outra ferramenta disponibilizada ao empresário é o Acerta, que avalia o consumidor mais profundamente. Enquanto o SCPC apenas informa que o consumidor está ou não no banco de dados dos inadimplentes, o Acerta tem uma pontuação para cada consumidor com base em mais de 70 itens, permitindo uma análise mais aprofundada dos riscos na concessão de crédito.

 


Fonte:

Deixe seu comentário