Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Comitê Territorial apresenta perspectivas para desenvolver pequenos negócios

Iniciativa objetiva fortalecer ambiente de negócios para micro e pequenas empresas na região noroeste do Paraná

Publicado em 25/06/2019 às 07:17

Assembleia será escritório do Sebrae/PR, em Paranavaí, no dia 28 de junho, às 8h30. (Foto: Ilustrativa)

Formado por empresários, lideranças públicas e sociedade civil para fortalecer o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas em âmbito regional, o Comitê Territorial Costa Noroeste realizará assembleia geral no escritório do Sebrae/PR, em Paranavaí, no dia 28 de junho, às 8h30. Na oportunidade, serão apresentadas perspectivas e planos para o desenvolvimento dos pequenos negócios da região. 

O evento contará com a presença dos prefeitos da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná), que compreende os 28 municípios na região de Paranavaí, integrantes de entidades e membros de câmaras temáticas representando assuntos relacionados à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei 123/2006), que visa a dar tratamento simplificado, diferenciado e favorecido para os pequenos negócios.

Responsável por conduzir atividades do Comitê, o consultor do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, apresentará no encontro os desafios e o planejamento de ações para 2019 e os próximos anos. Entre as ações que serão apresentadas, o destaque estará nas temáticas de compras públicas, microcrédito e inovação.

“Ainda neste ano serão realizadas ações que visam destacar a nossa região com políticas públicas que favoreçam os pequenos negócios. Para isso, servidores municipais e empresários serão capacitados para que possam ajudar a melhorar processos e também compartilhar boas práticas", exemplifica.

Perdomo ressalta que a cooperação é essencial para superar desafios e problemas enfrentados pelos municípios, pontuando que o Comitê representa a força das micro e pequenas empresas. Estas são 99% dos negócios formais, 52% da força de trabalho e 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil. No Paraná, as micro e pequenas representam percentual ainda maior no PIB, de 32%.

O prefeito de Paraíso do Norte, Laércio de Freitas, destaca que um dos projetos realizados na cidade graças à integração entre entidades e município, o Vende Mais Paraíso, levou capacitação a empresários do comércio, com palestras e treinamentos. “O trabalho com o Sebrae tem funcionado para melhorar o ambiente do comércio local, mesmo porque a concorrência está aberta e é preciso estar preparado para não perder clientes para centros maiores”, diz.

Em Nova Londrina, segundo o secretário de Finanças e Administração, Geraldo Pereira da Silva, o trabalho do Comitê tem ajudado a aplicar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “A conscientização vem sendo reforçada. Na prática, a nova consciência se reflete em projetos de desenvolvimento individuais, cuja análise de oportunidade e viabilidade leva em conta os potenciais da região como forma de sustentação”, comenta o secretário.

As ações do Comitê têm contribuído para fortalecer a atuação do Banco do Empreendedor, em Querência do Norte. O município tem cerca de 12 mil habitantes e é uma das cidades paranaenses que mais financia microcrédito por meio da Fomento Paraná. Para se ter ideia, desde 2016 foram 300 operações de crédito que resultaram em cerca de R$ 3 milhões injetados na economia do município.

De acordo com Osmarcia Lourdes Martins da Silva, agente de crédito da Prefeitura de Querência do Norte, a liberação dos recursos gera emprego e renda para as famílias.“Nosso foco é o empreendedor rural formal e informal. Alguns estão formalizados e cadastrados na Sala do Empreendedor, sendo incentivados a participar de licitações de prefeituras da região”, diz.

O Comitê Territorial Costa Noroeste foi criado em 2017, proposto pelo Sebrae/PR. No Paraná, há outros 21 comitês, cinco deles situados na região noroeste – em Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Cianorte e Umuarama. O movimento é aberto ao ingresso de novos participantes a qualquer momento.


Fonte:

Deixe seu comentário