Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Comerciantes montam proposta de calendário comercial para os próximos 12 meses

Na reunião, na manhã de hoje (15), também foram definidos os horários de abertura do comércio nos dias de jogos do Brasil na Copa; confira.

Publicado em 14/06/2018 às 23:26
Atualizado em

Horário de funcionamento do comércio nos dias de jogos do Brasil na Copa também foi convencionado. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Pouco comerciantes participaram da reunião para discussão do calendário comercial. (Foto: Assessoria de Imprensa/ Aciap)

Em reunião na manhã desta sexta-feira (15), com pequena participação de lojistas (em torno de 20 pessoas) foi montada uma proposta de calendário comercial para os próximos 12 meses. Estas propostas serão levadas agora à apreciação do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom). Se houver concordância, será assinada a Convenção Coletiva.

Promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) e Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), a reunião discutiu, além do calendário, os horários de funcionamento do comércio nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Em relação ao índice de reajuste do salário do comerciário, o presidente do Sivapar, Edivaldo Cavalcanti, disse que o assunto deve ser tratado em outro encontro. Ele quer, primeiro, avaliar o que será acordado em outros municípios para que haja uma base mais segura na hora da negociação.

Cavalcanti e o presidente da ACIAP, Rafael Cargnin, lamentaram, na abertura da reunião, a baixa participação dos varejistas. As duas entidades, Sindicato e Associação, convidaram cerca de 200 lojistas, especialmente aqueles que costumam reclamar do calendário. Compareceram só 10% dos convidados e os reclamantes não apareceram.

“Quem não veio hoje não pode reclamar depois”, disse Cavalcanti. “O que for definido aqui é o que vamos levar para a negociação”, acrescentou ele. “É uma pena que poucos vieram. Eu convidei pessoalmente algumas pessoas, mas nenhum deles está aqui”, comentou Cargnin.

COPA DO MUNDO – Até a semana passada a proposta era apenas fazer uma sugestão de horário e funcionamento do comércio nos dias de jogos do Brasil na Copa do mundo. Ninguém seria obrigado a acatar. Mas o Sivapar e a ACIAP acharam melhor convencionar este horário especial, pois será benéfico para empregadores e empregados. Aos comerciários fica garantido o direito de assistir os jogos e ao empresário, o direito de compensar as horas não trabalhadas.

Em relação à sugestão anterior de horário neste período, mudou apenas a proposta quando dos jogos forem às 15 horas. Em vez de parar às 14h30, a proposta agora é parar às 14 horas. O acordo já vai prever horários especiais à medida que o Brasil avance na Copa.

De acordo com a proposta a ser levada ao Sindoscom, nos dias em que o jogo for às 9 horas, o comércio começa a funcionar ao meio-dia; quando o jogo for às 11 horas (nas fases eliminatórias existe esta possibilidade), o comércio fecha entre as 10 e às 14 horas; e quando o jogo for às 15 horas, o comércio funciona direto até às 14 horas. Esta proposta acompanha quase que integralmente o horário bancário.

CALENDÁRIO COMERCIAL – Durante a reunião, foi apresentada uma sugestão do calendário comercial 2018/2019, com base no último que estava em vigor. Mas os empresários fizeram algumas sugestões e pedidos que foram incluídas na proposta e serão levadas à mesa de negociação. As sugestões consideram também a compensação de horários referente ao fechamento do comércio nos dias de jogos do Brasil.

O presidente do Sivapar, Edivaldo Cavalcanti, informou que na próxima semana vai solicitar uma agenda com o Sindicato dos Comerciários para apresentar as propostas da classe patronal para calendário comercial 2018/2019. “Não significa que será assinado o acordo, mas é uma apresentação da proposta. O acordo só será assinado se houver a concordância do Sindoscom. Não havendo, começa a negociação”, explicou ele como funciona o processo.

Fonte:

Deixe seu comentário