Portal da Cidade Paranavaí

Negócios

Começa nesta terça-feira (20) segunda edição da Feira Internacional da Mandioca

Evento será realizado no Parque de Exposições de Paranavaí e espera reunir mais de 5 mil pessoas de 30 países

Publicado em 19/11/2018 às 06:51
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Começa nesta terça-feira (20), em Paranavaí a segunda edição da Feira Internacional da Mandioca (Fiman 2018). O evento, que segue até a próxima quinta-feira (22), será realizado no Parque de exposições e vai reunir representantes de toda a cadeia produtiva e de consumo, em um ambiente propício para a promoção de negócios entre as empresas do setor, especialmente as indústrias de transformação, seus fornecedores e clientes.

Mais de 100 expositores do Brasil e do exterior participarão da feira. A expectativa da organização é de que mais de 5 mil pessoas de 30 países, entre industriais, produtores, fornecedores, consumidores e varejistas, visitem a Fiman 2018 e movimentem cerca de R$ 100 milhões em negócios.

De acordo com Maurício Gehlen, Presidente da Comissão organizadora da Fiman 2018, a edição de 2016, conseguiu movimentar R$ 50 milhões em negócios, e recebeu mais de 4 mil visitantes. “Tivemos como destaque a África, continente com maior número de representantes. Graças a sua alta produção da raiz, vieram em busca de conhecimento a respeito da produção em escala comercial”, explica.

Para esta edição, já estão confirmadas empresas e comitivas visitantes da China, Tailândia, República da Guiné, Serra Leoa, Luanda, Costa do Marfim, Colômbia, Nigéria, Estados Unidos, África, Senegal, Paraguai e Nicarágua, entre outros.

Em paralelo à feira, a organização do evento promoverá uma agenda de atrações focadas na capacitação profissional e na geração conhecimento, entre oficinas, visitas técnicas, rodadas de negócios e palestras sobre novas tecnologias, otimização de materiais, trabalho em rede, logística reversa e apresentação de cases de sucesso.

A feira funcionará das 13h às 20h, durante os três dias, com entrada gratuita para visitantes, mediante credenciamento no site: www.fiman.com.br ou no local do evento.

Alimento do século XXI

A mandioca foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento mais importante do século XXI. A raiz pode ser utilizada para o consumo humano, animal e industrial.

Na indústria, é essencial para diferentes segmentos. “É o caso dos setores de papel e celulose, panificação, têxtil, indústria farmacêutica e de cosméticos, fertilizantes, aplicação em campos de petróleo e siderurgia, e na alimentação, servindo como base para a produção de alimentos sem glúten, lactose e funcionas”, complementa Gehlen.

De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o estado do Paraná foi responsável por 70% do total de fécula de mandioca produzida em 2015, em todo o país, número que vem sendo mantido a cada safra, sendo a região de Paranavaí, uma referência mundial em produtividade e qualidade.

A Fiman 2018 é uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Sociedade Rural de Paranavaí, Sindicato Rural do Noroeste do Paraná, Prefeitura de Paranavaí e Centro Tecnológico da Mandioca (Cetem).

Fonte:

Deixe seu comentário