Portal da Cidade Paranavaí

Negócios

Começa em Paranavaí a Feira Internacional da Mandioca

O evento segue até quinta-feira (22) e a expectativa é que passem pelo local mais 5 mil visitantes e representantes de 30 países

Publicado em 21/11/2018 às 07:47
Atualizado em

Abertura do evento foi na tarde desta terça-feira (20). (Foto: AEN)

Cida Borghetti este presente na abertura da Feira. (Foto: AEN)

Começou ontem (20), no Parque de Exposições de Paranavaí, a segunda edição da Feira Internacional da Mandioca (Fiman 2018). O evento segue até quinta-feira (22) e a expectativa é que passem pelo local mais 5 mil visitantes e representantes de 30 países, segundo a organização.

A governadora Cida Borghetti participou da cerimônia de abertura e afirmou que o evento, um dos mais importantes do setor no Brasil, torna a cidade a capital mundial do cultivo e de da cadeia produtiva da mandioca. “É colocada à disposição dos nossos visitantes toda expertise dos produtores do Paraná e da região, que são referência na produção da mandioca”, afirmou a governadora.

O Paraná é o segundo maior produtor nacional de mandioca (com produção de 3,7 milhões de toneladas por ano) e o primeiro na produção de fécula. Só em 2017, a raiz rendeu R$ 1,8 bilhão para o Paraná, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.Paranavaí e o Noroeste do Estado se destacam com 77% na produção estadual, sendo responsáveis também pela concentração das indústrias de fécula e de farinha.  

O prefeito KIQ, também esteve no evento, reconheceu a importância da feira para Paranavaí e fez um compromisso com a organização da feira para que o município apoie a próxima edição. “Desta vez a prefeitura não pode participar e apoiar o evento por impedimentos legais, mas fazemos o compromisso para a próxima edição”, disse o prefeito.

O Presidente da Comissão organizadora da Fiman 2018, Maurício Gehlen ressaltou a importância da feira para Paranavaí, destacando a contribuição para que o setor da mandioca se desenvolva mais rápido, já que reúne todos os elos produtivos em um único local. “Esta feira fomenta o setor, já que a raiz da mandioca é hoje um dos alimentos mais consumidos no mundo. Aqui é discutido o futuro do setor, são fechadas parcerias, o que ajuda a equilibrar os preços e mostrar os potenciais”, disse.

Sobre a Fiman

A Feira Internacional da Mandioca (Fiman 2018) acontece de 20 a 22 de novembro no parque de Exposições de Paranavaí e reúne representantes de toda a cadeia produtiva e de consumo, em um ambiente propício para a promoção de negócios entre as empresas do setor, especialmente as indústrias de transformação, seus fornecedores e clientes.

Mais de 100 expositores do Brasil e do exterior participarão da feira. A expectativa da organização é de que mais de 5 mil pessoas de 30 países, entre industriais, produtores, fornecedores, consumidores e varejistas, visitem a Fiman 2018 e movimentem cerca de R$ 100 milhões em negócios.

Para esta edição, já estão confirmadas empresas e comitivas visitantes da China, Tailândia, República da Guiné, Serra Leoa, Luanda, Costa do Marfim, Colômbia, Nigéria, Estados Unidos, África, Senegal, Paraguai e Nicarágua, entre outros.

Em paralelo à feira, a organização do evento promoverá uma agenda de atrações focadas na capacitação profissional e na geração conhecimento, entre oficinas, visitas técnicas, rodadas de negócios e palestras sobre novas tecnologias, otimização de materiais, trabalho em rede, logística reversa e apresentação de cases de sucesso.

A feira funcionará das 13h às 20h, durante os três dias, com entrada gratuita para visitantes, mediante credenciamento no site: www.fiman.com.br ou no local do evento.

Fonte:

Deixe seu comentário