Portal da Cidade Paranavaí

Economia

Black Friday: Aciap diz acreditar que horário estendido vai evitar aglomerações

Segundo a entidade, promoções atraem muitos clientes e se a campanha fosse realizada apenas em um dia, haveria acúmulo de consumidores nas lojas

Publicado em 24/11/2020 às 21:50
Atualizado em

Comércio funcionará das 9h às 22h nesta quinta e sexta-feira. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Iniciada nos Estados Unidos na década de 80 e adotada no Brasil a partir de 2010, a Black Friday já se tornou o segundo melhor período de vendas do comércio de Paranavaí, perdendo somente para o Natal. Nesta promoção, o comércio oferece descontos que podem chegar até a 70%. Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que organiza o evento e mobiliza os lojistas, esta edição será “a maior Black Friday da história de Paranavaí”.

Para facilitar as compras, atrair consumidores da região e evitar aglomerações, as ofertas da promoção na cidade começam nesta quinta-feira (26) e vão até sábado (28). Nesses dois dias o comércio funcionará das 9h às 22h e no sábado até às 17h

Segundo o gerente da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, a abertura do comércio na quinta e sexta à noite e no sábado à tarde desta semana está definida num calendário elaborado por empresários que participaram de uma assembleia conjunta da Aciap e Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), que foi homologado em acordo coletivo com o Sindicato dos Comerciários (Sindoscom).

Sobre os rumores de que a Black Friday poderia ser suspensa em Paranavaí por conta da Covid-19, Scarabelli apontou que o comércio ficou 19 dias fechados entre março e abril e desde que voltou às atividades “foi um exemplo das normas de biossegurança”. Citou que no período sem feriados prolongados e festas clandestinas, quando só o comércio estava funcionando, o vírus não estava se propagando com tanta intensidade. Ao contrário, a pandemia vinha perdendo força. “A pandemia estava bem controlada com o comércio funcionando. Portanto o comércio não é responsável pela propagação do coronavírus”, resumiu ele.

O gerente da Aciap explica que o horário estendido até às 22 horas na quinta e na sexta e até às 17 horas no sábado, “evita aglomerações”. Cita que a promoção atrai muitos clientes que querem economizar e aproveitar as ofertas e se fosse realizado apenas em um dia haveria acúmulo de consumidores nas lojas.

Estas justificativas foram apresentadas ao COE (Comitê de Operação Emergencial), que avalia as ações de controle da pandemia, e o colegiado aprovou a iniciativa sem ressalvas.

Ainda segundo Scarabelli, a prefeitura vai tomar providências para evitar aglomerações no centro da cidade e os lojistas também devem reforçar as medidas de proteção, seguindo rigorosamente as orientações das autoridades sanitárias. Ele ressalva, no entanto, que o empresário que não se sentir seguro em participar do horário especial pode ficar à vontade para fazer seu próprio expediente.


Fonte:

Deixe seu comentário