Portal da Cidade Paranavaí

Tarifa

Aneel autoriza reajuste da conta de luz no Paraná

O novo valor, 3,41% em média, entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (24).

Publicado em 17/06/2019 às 23:34
Atualizado em

(Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (18) reajuste tarifário da Copel Distribuição S.A a uma média de 3,41%. O novo valor entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (24). A empresa atende 4,6 milhões de unidades consumidoras localizadas no Paraná.

Conforme a agência, categorias ligadas às unidades residenciais, consideradas de baixa tensão, por exemplo, a média de reajuste será menor, de 2,92%. Já para consumidores conectados à alta tensão, no caso das indústrias, o aumento será de 4,32%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O índice de reajuste da empresa foi positivo, principalmente, pelos impactos dos componentes financeiros. “A bandeira tarifária contribuiu para reduzir em -4,81% o índice final do reajuste da distribuidora paranaense”, informa a nota.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).


Fonte:

Deixe seu comentário