Portal da Cidade Paranavaí

Conta mais cara

Aneel aprova reajuste nas tarifas da Copel

A conta de energia dos consumidores residenciais ficará 1,58% mais cara. Médios e grandes consumidores também terão reajuste.

Publicado em 21/06/2022 às 14:44

As famílias de baixa renda continuarão contando com o Programa Energia Solidária. (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Os clientes residenciais da Copel vão ter reajuste de 1,58% na tarifa de energia elétrica a partir do dia 24 de junho, definiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21). Segundo a Copel, esses clientes representam 82,3% do total de consumidores atendidos pela companhia.

Para outros 10,6% dos clientes da Copel atendidos em baixa tensão, dentre eles estabelecimentos comerciais e de serviços, o reajuste na tarifa será de 2,07%. Já, na média, a tarifa de energia da Copel aumentará 4,90% - esta média inclui clientes atendidos também em alta tensão, os chamados grandes consumidores.


LEIA TAMBÉM

Simepar prevê inverno seco e frio no Paraná, com previsão de geadas e nevoeiros


A Companhia explica que o reajuste médio ficou muito abaixo da inflação. Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), dado também utilizado pela Aneel para determinar a tarifa, subiu 11,73%.

O índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir a variação no valor de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias. Além de onerar insumos e serviços, a inflação também é utilizada para reajustar contratos de compra de energia, contribuindo para o aumento da tarifa.


LEIA TAMBÉM

Paranavaienses podem se inscrever para o programa de tratamento de obesidade


As famílias de baixa renda continuarão contando com o Programa Energia Solidária, que prevê a isenção de tarifa, inscritas no Cadastro Único do governo Federal com consumo de até 150 kWh por mês. Em maio, cerca de 380 mil famílias de paranaenses participantes do programa não precisaram pagar a conta de luz.

Fonte:

Deixe seu comentário