Portal da Cidade Paranavaí

Economia

Aciap teme novo lockdown por conta do aumento de casos de covid-19

Diretores temem novo fechamento do comércio para conter o avanço da pandemia, o que gera impacto negativo sobre a economia.

Publicado em 19/02/2021 às 23:14
Atualizado em

Rafael Cargnin Filho, presidente da Aciap. (Foto: Aciap)

“Preocupação máxima”. Assim reagiu, na manhã desta sexta-feira (19) o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Rafael Cargnin Filho, a respeito da elevação na cidade do número de casos da Covid-19 e de dengue. “Os cuidados devem ser redobrados”, alertou ele.
Segundo Cargnin, o relaxamento nos procedimentos de segurança (distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos), pode colocar a perder “tudo o que foi construído até aqui”.
Ele se referiu ao trabalho da ACIAP junto ao COE que permitiu a reabertura do comércio em abril do ano passado, depois de 19 dias fechado, e a manutenção das atividades econômicas em todo este período sem necessidade de nova paralização. “Gradativamente fomos conseguindo a flexibilização das primeiras medidas que foram bastante duras. E agora tudo pode ser perder”, advertiu o líder classista.
Cargnin pediu aos empresários que se mantenham atentos às recomendações das autoridades sanitárias e que estenda os cuidados em relação à dengue, com a limpeza permanente de calhas e marquises. “Segundo ele, esta deve ser uma preocupação dos empresários e colaboradores e deve se estender além do ambiente de trabalho. “São cuidados que temos que tomar em casa, no ambiente social, nas igrejas, enfim no nosso dia-a-dia”, enfatizou.
O presidente da ACIAP lamentou que a cidade já tenha passado de 50 mortos em consequência da Covid e que esta semana tenha batido o recorde no número de casos confirmados num único dia, com mais de 100 positivados. “Estamos perdendo vidas, pessoas indo para o hospital, algumas sento intubadas, famílias sofrendo. É um quadro triste. Esta situação pode comprometer a abertura do comércio. Se for decretado o isolamento social, teremos desemprego e empresas fechando definitivamente. Temos que agir para reverter a situação. É responsabilidade de todos nós”, disse ele.
LOCKDOWN NÃO ESTÁ AFASTADO – Vice-presidente das ACIAP para assuntos de saúde e diretor-geral administrativo da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Alencar Arrais compartilha da opinião de Cargnin. “Com este cenário, não podemos descartar a possibilidade de um lockdown”, admitiu ele, lembrando que este ano, em vários momentos, o hospital operou com 100% de ocupação de seus leitos de Covid, tanto de enfermaria como de UTI.
O pior: ainda que a Santa Casa se dispusesse a abrir novos leitos para pacientes do novo coronavírus, isto seria quase que impossível. “Para abrir mais leitos teríamos que desativar outra ala, comprometendo o atendimento para pacientes com outras doenças”, explicou ele. “A população tem que se cuidar e manter os cuidados básicos de distanciamento social, mãos sempre limpas para evitar a contaminação e o uso permanente de máscara. Mesmo com a vacinação, estes cuidados têm que ser mantidos”, complementou.
Ele insistiu que não adianta só o governo fazer sua parte. “Houve um relaxamento nos cuidados. Basta andar por aí e prestar atenção: é gente sem máscaras, pessoas que levam as mãos ao olho, nariz e boca, que são a porta de entrada do vírus, gente se aglomerando”, disse Arrais.
Por outro lado, Arrais também comentou a escalada dos casos de dengue. “Se ela (a dengue) sozinha já incomoda, provoca desconforto e leva pacientes para o hospital, imagine uma epidemia de dengue combinada com a pandemia da Covid? E ela não vem do nada, só surge quando há água parada. Então sempre que acontecem as chuvas, temos que fazer uma vistoria nos nossos quintais, nas calhas e nas marquises para verificar se não ficou água parada”, aconselha ele.

Fonte:

Deixe seu comentário