Portal da Cidade Paranavaí

Comércio

ACIAP já está disponibilizando o Certificado de Origem Digital

O documento digital começará a ser cobrado, a partir de outubro, pelo Ministério do Comércio Exterior

Publicado em 22/09/2018 às 07:43
Atualizado em

O COD é um documento de exportação que atesta a origem da mercadoria. (Foto: Reprodução)

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) já está disponibilizando certificado de origem em versão digital. Trata-se de um documento de exportação que atesta a origem da mercadoria. A partir de 1º de outubro, a versão digital passará a ser cobrada pelo Ministério da Indústria e Comercio Exterior.

O Certificado de Origem Digital (COD) foi criado para agilizar as relações comerciais e o serviço representará uma economia de custos de pelo menos 35% em sua emissão, que reduz o prazo de análise de três dias para menos de 30 minutos.

Com o COD, o empresário só tem a ganhar, tanto na segurança quanto na integridade do documento, redução de custos operacionais e facilidade de comunicação - com uso de sistemas de informática entre exportadores, aduanas e entidades emissoras. Nesta versão, não é preciso imprimir guia, carimbar e assinar, para depois anexar ao processo, pois agora, após a aprovação on-line, o documento vai direto para a aduana.

Para poder prestar o serviço, técnicas da ACIAP da Assessoria de Certificado de Origem participaram, em Curitiba, do curso “Certificado de Origem e Sistema IPPEX”, oferecido pelo Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (IPPEX), um departamento da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP). O curso mostrou o que é necessário para o cumprimento de todas as recomendações, de forma rápida e objetiva, do Ministério.

Uruguai e Argentina deverão ser os primeiros países a tornar obrigatória apresentação do Certificado de Origem na versão digital. Mas a expectativa é que, em pouco tempo, a maioria dos países opte pelo COD, que é o principal documento em um processo de exportação. A ACIAP, através das funcionárias Leila e Vanda, está à disposição para mais informações.

 

Fonte:

Deixe seu comentário