Portal da Cidade Paranavaí

Reconhecimento

Aciap está entre as melhores Associações Comerciais do Paraná

Associação recebeu o selo Ouro no Programa de Certificação em Gestão FACIAP, que avaliou o desempenho da entidade em diversas áreas

Publicado em 20/12/2019 às 00:03
Atualizado em

Equipe Aciap Paranavaí. (Foto: Divulgação/ Aciap)

Depois de ser avaliada em mais de 150 quesitos, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) recebeu a avaliação máxima - Selo Ouro - no Programa de Certificação em Gestão Faciap (PCGF). Foram avaliadas áreas como processos internos, finanças, atendimento ao público, cultura associativa, humanas, desenvolvimento local e serviços. A metodologia de avaliação de processos e a mensuração foram feitas pelos consultores do Sebrae-PR.

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) instituiu o programa em 2017, mas inicialmente só para as instituições de pequeno porte e, por isso a Aciap, considerada de porte médio, não pode participar. Este ano, a Federação abriu a possibilidade e “vendo o potencial de nossa entidade e o que ela faz para os associados, decidimos nos inscrever. Durante o ano aconteceram várias avaliações e auditorias de consultores do Sebrae, que é parceiro do programa. E já no primeiro ano de participação, pelos pontos atingidos, conquistamos a premiação máxima”, comemora o presidente da Associação, Maurício Gehlen. Ele esteve semana passada, na sede do Sebrae-PR, em Curitiba, recebendo a premiação junto com o gerente-executivo da entidade Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli. 

O presidente da Associação, Mauricío Gehlen, recebeu a premiação junto com o gerente-executivo da entidade Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli.

Gehlen ressalta que numa demonstração de competência dos colaboradores da Aciap, foram implantadas ano passado ferramentas de gestão dentro do padrão da Faciap e dentro do prazo para avaliação. 

A certificação é, na avaliação do presidente, um chamamento aos empresários, que ainda não se associaram, a fazê-lo. “Não basta apenas se associar. Tem gente que só se associa e não desfruta dos serviços que são oferecidos pela entidade. Esta certificação ouro mostra que a entidade que representa os empresários está bem avaliada por consultores independentes e, por consequência pode ajudar o empresário, inclusive com transferência de técnicas de gestão”, acrescentou. 

Vice-presidente da Faciap Gehlen lembrou que a federação paranaense é a única do país a realizar um programa desta natureza. E que durante a entrega da premiação foi discutido a viabilidade de criar novas escalas de certificação, como diamante ou safira para que as ACEs que conquistaram o ouro se sintam estimuladas a melhorar ainda mais. 

“De nossa parte, queremos para o ano que vem no mínimo a continuidade da certificação ouro, só que com uma pontuação ainda mais expressiva”, disse Gehlen. “E esperamos que os associados aproveitem melhor nossos pacotes de serviços e os que ainda não se associaram venham conhecer as vantagens de pertencer a Associação Comercial”, disse Gehlen, que após receber o Troféu Ouro do PCGF esteve na Aciap cumprimentando e agradecendo a equipe de colaboradores pelo desempenho que permitiu a certificação máxima à entidade. 

OBJETIVO - Segundo Kaká Scarabelli, das quase 280 Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, 120 aderiram ao desafio de participar do PCGF. Além das ACEs, 11 coordenadorias regionais também participaram da avaliação. Deste grupo, oito delas desistiram, 15 não foram certificadas, 37 receberam o selo ouro, 41 a prata e 19 o bronze. 

Estas entidades serão acompanhadas o ano todo pela Faciap, que avaliará a melhoria de processos e implantação de ferramentas de boas práticas de gestão. Segundo Scarabelli, a certificação é alcançada de acordo com as pontuações que vão acumulando ao longo do ano, o que coloca as entidades participantes em uma das categorias: Ouro, Prata e Bronze. 

“O objetivo do programa é alavancar o desempenho organizacional das entidades, melhorar processos e implantar ferramentas de boas práticas de gestão”, diz Scarabelli, acrescentando que desde abril a Aciap estava sendo avaliada. Neste período a entidade apurou e melhorou diversos processos e elaborou diversas pesquisas. “Uma delas, divulgada em outubro, mostrou que nossa Associação tem mais de 90% de satisfação dos seus associados, um dos itens determinantes para a conquista do ouro”, ressalva ele. 

Ainda de acordo com o gerente, “para atender os critérios dos mais de 150 itens avaliados no processo de gestão, houve uma imersão e dedicação significativa da diretoria e colaboradores. Poucas entidades conseguiram alcançar o selo ouro e isso mostra o quanto a entidade de classe se destaca no cenário estadual”. 

Mais adiante, Scarabelli informa que “o grande diferencial e destaque da Aciap foi a implantação da Holacracia, um modelo de gestão inovador adotado em grandes corporações. Foi instalado uma governança (uma espécie de conselho de gestão master) permitindo uma gestão unilateral e participativa pelos principais setores da entidade. Todas as manhãs de sexta-feira os departamentos financeiro, administrativo, comercial e o executivo se reúnem para definir as estratégias e ações da semana, avaliando e monitorando os resultados do planejamento anual. Desta forma, a condução das estratégias da entidade é participativa, uniforme e horizontal!”, finalizou ele.

Fonte:

Deixe seu comentário