Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Workshop de Capoeira trabalhará cultura afro com alunos de escolas e faculdades

A ideia do workshop é compreender a capoeira em seus diversos contextos, como cultura que se adaptou aos tempos, mas não perdeu suas raízes.

Publicado em 11/03/2019 às 22:41
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A partir deste mês de março, a Fundação Cultural oferece o Workshop de “Capoeira - Cultura Afro e Ancestralidade” para alunos das escolas e faculdades de Paranavaí. As oficinas vão atender turmas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, até Ensino Médio e Superior. Os workshops serão ministrados para turmas de até 35 alunos, com datas agendadas.

Poderão ser agendadas turmas de escolas da rede municipal, estadual, e particulares, assim como outras instituições correlatas. A atividade ocorrerá todas as terças-feiras, das 14h às 16h, no Centro da Juventude (Vila Operária). O agendamento pode ser feito pelos telefones 3902-1128 ou 99124-1226. 

O Workshop terá duração de duas horas e unirá atividades práticas com o conhecimento e saberes que acompanham a capoeira e todo o seu universo.

Com matriz africana, a capoeira é para além do corpo que luta, mas um corpo que fala sobre suas origens, saberes e ancestralidade, preservando em seus fundamentos a história camuflada no negro no Brasil, que perpetua até hoje na vida e memória dos mais velhos. Portanto, a ideia do workshop é compreender a capoeira em seus diversos contextos, como cultura afro-brasileira que se adaptou aos tempos, mas não perdeu suas raízes, estabelecendo-se até a atualidade como uma transmissora dos saberes ancestrais. 

O Workshop será dinamizado por Liberta Maré e Mestre Raiz, profissionais tradicionais de capoeira, por meio de empresa que presta serviços para a Fundação Cultural.

Oficinas Livres

A Fundação Cultural também oferece à comunidade Oficina de Capoeira na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade, às terças-feiras, em dois horários: às 17h30, para crianças de 05 a 12 anos; e às 19h para adolescentes e adultos a partir de 13 anos. 

Quem desejar participar da oficina (que ainda possui vagas), pode se informar pelos telefones 3902-1128 e 99124-1226, ou fazer o cadastro on-line para as Oficinas da Fundação Cultural que está aberto no site da Prefeitura.

Fonte:

Deixe seu comentário