Portal da Cidade Paranavaí

#CantinhodasDelícias

Você conhece o tradicional "restaurante da Dona Marlene"?

Há quase 40 anos, o local que recebe e é aprovado por políticos e famosos, proporciona sabores e momentos únicos com a caseira comida da vovó.

Publicado em 23/10/2022 às 14:57
Atualizado em

Dona Marlene chegou com a família em Paranavaí em 1964 (Foto: Portal da Cidade de Paranavaí)

Inaugurado em dezembro de 1985, o Cantinho das Delícias, mais conhecido como “Restaurante da Dona Marlene”, é uma verdadeira casinha de avó e serve de aconchego para clientes de todo Brasil, que passam por Paranavaí.

O sabor único da comida caseira se tornou referência na cidade e já foi provado e aprovado por gerações, inclusive por celebridades como os cantores Daniel, Luan Santana, Fernando e Sorocaba, além de políticos e outros famosos que frequentam o restaurante.



Maria Helena dos Santos, a popular Dona Marlene, tem uma história de superação inspiradora diante de tantas batalhas. Sempre confiou em Deus e com muita coragem nunca mediu esforços para manter o negócio da família. Aos 84 anos, segue firme, fazendo acontecer e compartilhando o sonho do restaurante.

“Aprendi a cozinhar praticamente sozinha ainda criança, pois precisava cuidar dos meus irmãos enquanto minha mãe estava trabalhando”, relembra Dona Marlene. Mãe de quatro filhos, avó de seis netos e dois bisnetos, sempre foi uma líder exigente com o padrão de qualidade e, ao mesmo tempo, uma pessoa dócil, que ama servir e tratar a todos com o mesmo carinho que cuida dos familiares.

Chegou em Paranavaí com a família em 1964 e o primeiro estabelecimento que abriu foi o “Bar Caçula“ que funcionou durante 17 anos. Após esse período, trabalhou por mais 28 anos fazendo marmitas no aeroporto. A realização do sonho e a esperança de dias melhores para família vieram na própria casa, local que instalou o tradicional Cantinho das Delícias.


Se engana quem pensa que o estabelecimento possui uma grande equipe pela quantidade de pratos servidos. Na cozinha, ela tem um talento nato, e divide o serviço com apenas mais uma ajudante. A dupla se dedica desde cedo para preparar as delícias que serão degustadas no almoço.

O restaurante já está tendo auxílio nova geração da família. Fernanda Helena é a filha caçula, que depois de se formar em Fisioterapia decidiu ajudar a mãe temporariamente. Tempo este, que dura até hoje. “Minha mãe criou os filhos com o sustento que vinha do restaurante, nada mais justo que eu retribua assim. Eu não imaginava que desenvolveria tanto amor pela culinária. Hoje eu e meu marido nos doamos totalmente ao Cantinho, se tornou uma conquista pessoal”, conta Fernanda.


"Restaurante da Dona Marlene"

Há quase 40 anos em Paranavaí, o Cantinho das Delícias, oferece literalmente a comodidade da casa de uma avó. Desde o ambiente que traz uma sensação de tranquilidade e paz, com duas opções de espaço: interno ou à céu aberto, onde é possível desfrutar da sombra das árvores e do canto dos pássaros.

O cardápio consegue ser ainda mais surpreendente, com 15 opções de pratos caseiros, todos servidos à mesa com reposição constante: é impossível sair insatisfeito! O tempero lembra e marca a comida fresquinha da vovó que resgata um gostinho de infância, feita por quem tem o dom de servir e de amar!

Além dos deliciosos pratos salgados, com opções de três tipos de carnes e saladas variadas, Dona Marlene consegue encantar os clientes com uma saborosa banana caramelizada e o cremoso doce de pé de moleque. Para completar, o tradicional cafezinho feito na hora também está incluso na experiência.

“A  origem da pedida sobremesa surgiu por necessidade. Não tinha dinheiro para um doce mais elaborado então improvisei com algumas bananas. Hoje virou símbolo, todo mundo adora!”, explica Dona Marlene.

“É muito prazeroso servir o próximo e receber tanto carinho. Sou grata por ter minha mãe como espelho e exemplo de vida. Minha família é a maior riqueza, estar diariamente nesses momentos juntos, é isso que eu quero passar para a minha filha”, afirma Fernanda Helena.

O Cantinho das Delícias fica na Avenida Euclides da Cunha, 454, no jardim São Jorge. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 11h às 15h. Telefone: (44) 3424-9577.


Fonte:

Deixe seu comentário