Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Aos 90 anos, morador da Vila Alta ensina artesanato para crianças e adolescentes

A "oficina do tio Lu" é uma iniciativa que existe há quase 15 anos e tem como objetivo amparar crianças e adolescentes vulneráveis.

Publicado em 03/05/2021 às 21:27
Atualizado em

Oficina do Tio Lu,na Vila Alta, em Paranavaí (Foto: David Arioch)

Luiz Carlos Prates Lima, de 90 anos, conhecido como "Tio Lu", é um artista plástico lembrado especialmente pelos trabalhos que realiza em sua oficina de marcenaria em Paranavaí. Ele é gaúcho, formado em Belas Artes e morador da Vila Alta, há mais de 30 anos.

O projeto existe há 14 anos e atendia em torno de 15 meninos semanalmente. Por conta da pandemia, os encontros estão parados e somente um aluno por dia está sendo recebido para segurança de todos.


Tio Lu, como é carinhosamente chamado, conta que o objetivo do projeto é amparar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ele usa o artesanato para evitar que os menores fiquem pelas ruas e se envolvam com drogas e crimes.

"Eu me preocupo com a juventude, estou fazendo isso para que eles não fiquem perdidos e correndo riscos. Muitos depois de adultos seguem bons caminhos, formam suas famílias e voltam me visitar, mantêm o contato comigo", completa ele.


LEIA TAMBÉM

Paranavaí teve o mês de abril mais seco da história, alerta Simepar


No local, os meninos aprendem um pouco sobre marcenaria, produzem peças decorativas e brinquedos em madeira, socializam, recebem lanche e, no final, podem levar as obras para casa. Antes da pandemia, Tio Lu também realizava aos sábados um almoço para comunidade, além de outras ações que já tiveram no bairro.


Apesar de ter 19 filhos, atualmente, o artista vive sozinho e mantêm o projeto com doações de amigos e voluntários que conhecem a iniciativa. Ele diz que toda ajuda é bem vinda para custear as despesas com ferramentas, materiais para produção do artesanato e alimentação dos participantes.

Quem quiser ajudar ou saber mais sobre o trabalho realizado pode entrar em contato pelo WhatsApp (44) 99865-1391 (Luiz Lima).

Fonte:

Deixe seu comentário