Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Semana Literária do Sesc recebe convidados de renome nacional e internacional

38ª Semana Literária do Sesc acontece de 23 a 27 de setembro, entre os convidados estão Lia de Itamaracá, Rosana Rios, Daniel Galera e Rodrigo Garcia Lopes

Publicado em 15/09/2019 às 08:25
Atualizado em

De 23 a 27 de setembro o Sesc Paranavaí realiza a 38ª Semana Literária. O evento pretende incentivar debates, oficinas, ações criativas e iniciativas transformadoras que reflitam sobre a relação da literatura e os tempos atuais, os corpos que a compõem e a atingem, as diferentes gerações de leitores, as liberdades que permeiam o estético e o interpretativo e as diversas possibilidades da leitura por meio de novas mídias e outras dimensões. 

O tema deste ano é “Literatura: vozes para (re) criar o mundo” e tem o objetivo de elucidar as vozes literárias que compõem o cenário onde atuam a palavra e a poesia. Entre os convidados que vão estarão presentes no evento, estão escritores e artistas que se destacam no cenário nacional e internacional, como Lia de Itamaracá, Rosana Rios, Daniel Galera e Rodrigo Garcia Lopes.

Todas as palestras serão realizadas no Sesc da Rua Edson Martins, 1760, próximo a Praça dos Pioneiros. Agendamentos antecipados pelo telefone: (44) 3474-8500

Conheça um pouco de cada um e o cronograma do evento:

Lia de Itamaracá

Bate-papo e lançamento de livro – 40 vagas disponíveis.

24/09/2019 | 20h às 21h- Sesc Paranavaí — Tenda

Maria Madalena Correia do Nascimento, esse é o nome do patrimônio cultural vivo de Pernambuco, Lia de Itamaracá. Considerada pelo New York Times como a Diva da música negra, teve sua voz comparada à de grandes cantoras devido ao impacto que causa no público. Lia, que nessa noite lança seu livro Lia de Itamaracá, 75 anos cirandando com resistência, sorrisos e simplicidade, expressa todo o empoderamento da mulher brasileira, que não se abala diante às dificuldades da vida e que encara tudo como experiência. Sua presença traz a leveza da poesia do cancioneiro popular e a valorização da cultura brasileira para a Semana Literária no eixo Literatura, corpo e performances narrativas, provando que a literatura não se faz apenas em páginas. Após o lançamento, a escritora participará de um bate-papo sobre cultura, identidade e oralidade, contando e cantando sua trajetória.

Classificação 16 anos


Rosana Rios

Encontro com a escritora Rosana Rios – 60 vagas disponíveis

23/09/2019 | 16h às 17h

Sesc Paranavaí — Quadra Poliesportiva


A escritora Rosana Rios foi convidada para realizar um bate-papo sobre a sua trajetória e sua bibliografia, contar histórias e encantar o público através de sua vasta obra e experiência com esse público. Afinal, quem já publicou mais de 70 livros infantis, foi roteirista de programas como Rá Tim Bum e Agente G, que fizeram sucesso nos anos 90 na TV Cultura, com certeza tem muita história boa para contar.

Classificação Livre


Daniel Galera e Rodrigo Garcia Lopes

Os escritores conversam sobre a relação entre literatura e liberdade.

23/09/2019 | 20h às 21h – 40 vagas disponíveis

Sesc Paranavaí — Tenda

Segundo Sartre, a liberdade é uma condição para que o homem possa existir, porém, isso não o exime da sua condição de responsabilidade diante dos seus atos, o que pode gerar nele – e gera – uma grande angústia e conflitos internos. Afinal, seria esse de fato livre para ser o que quiser ser? Quais são as vozes que permeiam nossa sociedade que de fato são ouvidas? Nesse contexto, encontra-se a Literatura, transitando entre o concreto e o abstrato, como fonte de questionamento humano e produção do saber. Enfim, qual a relação entre Literatura e Liberdade? Daniel Galera e Rodrigo Garcia Lopes conversam sobre essas relações, suas experiências e muitos outros temas.

Classificação 16 anos


Colaboração Edson Godinho.

Fonte:

Deixe seu comentário