Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Programação deste sábado (11) do 58º Femup tem lançamento de livros

As obras serão lançadas em evento gratuito no Sesc próximo à Praça dos Pioneiros, em Paranavaí.

Publicado em 11/11/2023 às 11:30
Atualizado em

(Foto: Reprodução/Prefeitura de Paranavaí)

Um escritor baiano e outro paranaense vão lançar os livros que escreveram neste sábado (11), durante a programação do 58º Femup, em Paranavaí. As obras “Nem todo adeus Habita o Olhar Antes do Aceno”, do escritor Éder Rodrigues (Porto Seguro-BA), e “O Livro do Amor”, do escritor Giuseppe Caonetto (Paranavaí-PR) serão lançadas em evento gratuito, às 14h30, no Sesc próximo à Praça dos Pioneiros.

O livro “Nem todo adeus Habita o Olhar Antes do Aceno”, reúne dez contos atravessados pela linha indecifrável do adeus. Esse sopro irrespirável que sucumbe quando passamos a renomear as coisas a partir do que sobra do olhar, depois de tudo ter se derramado dele. Uma obra sobre o ponto em que cada um de nós se bifurca, sobre o que passa a existir no remoto das gentes. Lá onde nenhuma ponte se firma para os que reconhecem a arte da despedida, ainda que, nesse ponto, todo mundo só desaprenda.


Éder Rodrigues é professor do Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia UFSB e foi recém-eleito Membro da Academia de Letras de Porto Seguro. Seu trabalho literário é conhecido em todo o Brasil e se estende aos segmentos da poesia, da prosa, da dramaturgia e da literatura infantojuvenil. Os últimos livros lançados pelo premiado autor foram: A última rave do século XX (Editora Urutau), O Infindável Museu das Coisas Efêmeras (Editora Telucazu/2020 - Poesia) e Carrossel de um cavalo só(Editora Ática/2021 - Infantojuvenil). Recebeu ainda prêmios importantes do circuito literário nacional como o Prêmio Josué Guimarães 2009, que possibilitou a difusão do seu trabalho na Espanha e Portugal, o Prêmio OFF FLIP de Literatura 2017/2015, o Prêmio FUNARTE de Criação Literária (2014/2010) e Prêmio do FEMUP

Já “O Livro do Amor” é o primeiro título editado pela Doarte Edições. “Uma declaração de amor diluída em versos”, assim está definida esta obra na carta de apresentação endereçada a Aurora por Dimas, personagens criados pelo autor para retratar, em versos, o transbordamento dos corações que se espaçam para caberem, um no outro. Em trinta poemas escritos na pressa de um mês, Dimas revela a Aurora a grandeza e a doçura de seu amor, feito de presenças e saudades. O livro do amor: o amor diluído em trinta poemas.


O autor Giuseppe Caonetto (1962) é natural de Paranavaí-PR. Editor, poeta e escritor. Licenciado em Letras (Fafipa/Unespar, 1989). Especialista em Língua Portuguesa (Fafipa/Unespar, 1992). Bacharel em Direito (Fundinopi/CCSA/UENP, 1997). Concluiu o Curso Livre de Formação de Escritores (Metamorfose Cursos, 2022). Selecionado para o CLIPE 2023 - Curso Livre de Preparação de Escritores, Coordenado pelo Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas. Publicou Santo Rosário: um tesouro mariano (Vozes, 2010), Para que os olhos falem: poemas ternos (poesia, edição do autor, 2012; Doarte Edições, 2023, eBook), Doarte (poesia, EGP, 2016; Doarte Edições, 2023, eBook) e Trilhas sazonais: versos liturgos, em coautoria com Lilia Souza (poesia, Sarau das Letras, 2020). Participou das antologias Poetrix 2 (MIP, 2007), Poetrix 5 (Scortecci, 2017), Poetrix 6 (Rumo Editorial, 2019), Prêmio CNNP (Vivara, 2015), 1001 Poetas (Casa Brasileira de Livros, 2022) e TikTextos (Metamorfose, 2022). Premiado no 54º FEMUP - Festival de Música e Poesia de Paranavaí (2019).

Fonte:

Deixe seu comentário