Portal da Cidade Paranavaí

Música

Primeira oficina de bateria para garotas é realizada em Paranavaí

20 meninas participaram do evento, no último sábado (26), no Estúdio Garagem.

Publicado em 28/10/2019 às 01:12
Atualizado em

(Foto: Divulgação/ Luana Santana)

(Foto: Divulgação/ Luana Santana)

(Foto: Divulgação/ Luana Santana)

(Foto: Divulgação/ Luana Santana)

(Foto: Divulgação/ Luana Santana)

(Foto: Divulgação/ Luana Santana)

A primeira oficina de bateria para garotas foi realizada no último sábado, em Paranavaí. O evento ocorreu no Estúdio Garagem e foi organizado pela baterista Luana Santana, com sete anos de experiência musical. 

Luana organizou o evento de maneira voluntária, segundo ela, para incentivar outras mulheres a tocarem este instrumento, que é, na maioria das vezes, tocado por homens.


“Meu objetivo com a oficina é incentivar a prática, não só de bateria, mas de qualquer instrumento, porque temos essa disparidade de gêneros no meio musical. Quero mostrar para as mulheres que elas são capazes de aprender qualquer instrumento, basta querer. Comecei a dar as aulas de bateria com o foco em mulheres e garotas que se sentem desencorajadas a aprender esse instrumento, tendo em vista que ele é majoritariamente tocado e ensinado por homens”, explica Luana.


Durante a aula, 20 alunas tiveram contato com um pouco do conhecimento da professora e colocaram em prática o que aprenderam. As participantes pagaram apenas R$ 5 pela oficina, dinheiro que foi usado pela organização para comprar as baquetas e aluguel do estúdio.

Sobre a organizadora

Atualmente, Luana é baterista na Banda Red Velvet e percussionista na banda Amélias, ambas compostas só por mulheres. Ela também é percussionista na banda Montanas Trio.

A intenção da organizadora é transformar a oficina em um projeto fixo, mas para isso precisa de patrocínio.

“Não estou ganhando nada com o projeto. Os patrocínios e inscrições são para pagar as baquetas e aluguel de estúdio. Essa primeira oficina serviu como experiência para me programar para as demais, mas quero continuar o projeto sim”, revela.

Interessados em apoiar o projeto de bateria para meninas podem entrar em contato pelo telefone: 44 9715-0668 (Luana).


Fonte:

Deixe seu comentário