Portal da Cidade Paranavaí

Cultura popular

Paranavaí volta a ter festival de Folia de Reis após dois anos de pandemia

Evento será realizado no dia 22 de maio, na Praça da igreja São Sebastião. Conheça um pouco mais sobre essa tradição no documentário produzido pelo Sesc

Publicado em 29/04/2022 às 10:23
Atualizado em

Festival no começo dos anos 2000 nas escadarias da Paróquia São Sebastião (Foto: Acervo Sesc Paranavaí)

O Festival Folia de Reis, organizado pelo Sesc, é um evento tradicional na região de Paranavaí e noroeste do Paraná e será retomado neste ano 2022, após a pandemia. A 38ª edição da festa, que é considerada uma importante manifestação do patrimônio imaterial brasileiro, está marcada para o dia 22 de maio, domingo, das 11h às 18h, na Paróquia São Sebastião.

Desde sua origem, a Folia de Reis é passada de geração em geração, entre familiares e amigos de uma mesma comunidade. Por meio de música e encenação, homenagens ao dia dos Reis Magos refletem o modo como populações originalmente de zonas rurais do Brasil celebram esse momento.

De acordo com o técnico de atividades culturais da unidade do Sesc Paranavaí, Edson Godinho, no Paraná, o Festival de Folia de Reis é um evento idealizado e realizado pelo Sesc Paranavaí desde 1982. Em Paranavaí, iniciou  também no início da década de 80, com Dorival Torrente, na época Técnico de Atividades de Cultura do Sesc de Paranavaí, que mobilizou grupos envolvidos com essa arte e a comunidade para que participasse da mostra, que no início era uma competição.

"Atualmente, o evento se caracteriza como uma mostra não competitiva, cujo objetivo principal é contribuir para a manutenção desta tradição popular que ocorre em diversas partes do país. Por ser uma tradição cultural e religiosa muitas das edições do Festival de Folia de Reis do Sesc de Paranavaí ocorrem em diferentes Paróquias da cidade", explica Edson Godinho.

Início do Festival na década de 80, em Paranavaí. Fotos: Acervo Sesc Paranavaí

Foto: Acervo Sesc Paranavaí

O Festival de Folias de Reis do Sesc de Paranavaí surgiu em um momento em que músicas como: “Os Devotos do Divido” de Ivan Lins e “Cálix Bento” de Milton Nascimento faziam sucesso e cantavam sobre a Folia de Reis, manifestação de fé e arte popular trazida pelos portugueses no século XVIII. 

Devido a pandemia da covid-19 o Festival de Folia de Reis do Sesc de Paranavaí não foi realizado nos anos de 2020 e 2021. Em 2022 o evento que realizaria sua 40ª Edição, volta nas Escadarias da Paróquia São Sebastião para a sua 38ª Edição.

Grupo de canto da terceira idade em apresentação no festival de folia de reis no começo dos anos 2000. Fotos: Acervo Sesc Paranavaí


Confira a programação:

12h – Almoço (venda na Paróquia);

14h – Grupo de Canto com Idosos do Sesc (repertório caipira);

14h30 – Apresentação de Companhias de Reis;

16h10 – Orquestra Municipal de Paranavaí (repertório popular);

Durante todo o evento:

– Feira de Saúde;

– Feira de Artesanato;

– Recreação;

– Lanches (venda na Paróquia)


Documentário do Festival de Folia de Reis do Sesc de Paranavaí

Em 2021, por meio do projeto do Sesc Departamento Nacional: Memória Social e Patrimônio Cultural, a história do Festival de Folia de Reis do Sesc de Paranavaí foi editada em um documentário, para manter a memória dos Folguedos na região noroeste do Paraná e das quase quatro décadas feitas pelo Sesc Paranavaí. 

Veja o documentário:


Fonte:

Deixe seu comentário