Portal da Cidade Paranavaí

teatro

Paranavaí recebe espetáculo "Hi, Breasil" no Sesc Encena

Para prestigiar a apresentação, que ocorre nesta quinta-feira (1°), é gratuito. A classificação indicativa do evento é 14 anos.

Publicado em 30/11/2022 às 13:26
Atualizado em

Grupo Olho Rasteiro de Curitiba. (Foto: Mari Sasai)

O Sesc de Paranavaí encerra as programações do Sesc Encena nesta semana com a exibição do espetáculo teatral: "Hi, Breasil". A apresentação é nesta quinta-feira (1°), às 20h, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O evento é gratuito, terá duração de 70 minutos e a classificação indicativa é 14 anos.

"O projeto de itinerância teatral do Sesc Paraná traz um potente espetáculo que trata de temas de nosso país, de forma poética e afável", explica o Técnico de Atividades de Cultura do Sesc Paranavaí, Edson Godinho.

Hi, Breasil! É a terra de um professor, uma jovem, uma atriz, uma mãe e um peixe, que em um dia de domingo preparam um café coletivamente. Enquanto o fazem, compartilham a memória, seus medos, anseios, suas utopias, relembram em conjunto. A dramaturgia é a partir de notícias reais, misturando realidade e ficção. 

O enredo olha o passado para refletir sobre o presente. Olha para o presente para tentar refletir sobre o passado. Olha para o passado e para o presente, ao mesmo tempo. A importância da memória, da história, de se lembrar dos fatos, de olhar para o outro. Em Hi, Breasil! canções são cantadas a plenos pulmões e dançadas em silêncio, dançadas a plenas pulsões e cantadas em silêncio. É um carnaval a céu aberto.

A realização do espetáculo é do Grupo Olho Rasteiro (Curitiba-PR), dirigido por Fernando Vettore. O elenco é formado por Ingrid Leandro, Lucas dos Santos, Paulo Chierentini, Rosane Freire e Rana Moscheta. Os figurinos e a cenografia são feitos por Paulo Vinícius e a produção é de Rana Moscheta.

Oficina teatral: "Dramaturgias visuais para espetáculos de rua"

A oficina oferece uma visão integrada dos diferentes signos visuais e sonoros que compõem o evento cênico a partir de uma narrativa traçada sobre parte da produção de espetáculos de rua produzidos na última década nos principais centros culturais do Brasil. O ponto de partida é o processo criativo do espetáculo “Hi, Breasil!”. Trata-se de uma abordagem teórico-prática de caráter relacional do teatro enquanto linguagem estruturada a partir de dramaturgias visuais como cenografia, figurino, iluminação, maquiagem, sonoplastia e os recursos multimídias.

São 20 vagas para estudantes e profissionais de teatro, artistas e técnicos de teatro, cinema, artes visuais, música, design, arquitetura e demais áreas afins. A classificação indicativa para participar da oficia é 16 anos. O encontro é gratuito e será nesta sexta-feira (2), das 8h às 12h, no Sesc de Paranavaí (Rua Edson Martins, 1760). Interessados devem entrar em contato pelo telefone (44) 3474-8500.

Fonte:

Deixe seu comentário