Portal da Cidade Paranavaí

O Poder dos Museus

Paranavaí integra programação da 20ª Semana Nacional de Museus

Evento é realizado em todo o Brasil durante essa semana para comemorar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio.

Publicado em 15/05/2022 às 09:17
Atualizado em

O Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico de Paranavaí fica em frente à Casa da Cultura, na Rua Miljutin Cogei. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

De 16 a 22 de maio, acontece em âmbito federal a 20ª Semana Nacional de Museus. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e é realizada todos os anos para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Mais uma vez, o Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico de Paranavaí participará da programação da Semana Nacional, com atividades especiais.

Nesta segunda-feira (16), às 19h30, acontece o evento de abertura da programação da Semana com o lançamento de um novo episódio do programa "O Museu Conta", produção audiovisual que, nesta ocasião, abordará tema relacionado aos espaços de memória da cidade de Paranavaí.


LEIA TAMBÉM

Prefeitura divulga nomes das equipes que vão participar da corrida maluca


Na terça (17) e quarta-feira (18), das 14h às 16h, será realizada a Oficina de Educação Patrimonial, com o tema “Eu, meu Patrimônio”. A ideia é promover vivências e práticas em grupos, com o acervo do museu e atividades artísticas, levando o aluno à reflexão do “eu”, seu patrimônio e a cidade. O trabalho com as turmas será feito através de agendamento prévio.

Na quinta-feira (19) às 15h, acontece a “Quinta da Leitura”, um bate papo no museu que contará com a participação de professores falando sobre a importância da História e dos espaços e ações de preservação da memória.


LEIA TAMBÉM

Com previsão de frio, Spap pede doações de roupinhas e cobertores para animais


Na sexta-feira (20), às 19h30, será realizado o Cineclube no museu, com exibição de filme, discussão e pipoca. Já no sábado (21), último dia de programação, às 19h haverá o “Sarau do Museu”, levando muita poesia, leituras dramatizadas e música para o espaço interno e externo do museu.

SOBRE A SEMANA

A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema “O Poder dos Museus”. O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. Os museus são construtores de futuro e por isso são poderosos.

Fonte:

Deixe seu comentário