Portal da Cidade Paranavaí

Cultura

Oito grupos se apresentam no 10º Festival de Esquetes Teatrais nesta sexta (25)

Apresentações serão às 19h, na Casa da Cultura e fazem parte do Festival de Teatro de Paranavaí

Publicado em 25/10/2018 às 07:59

Todos os grupos inscritos são da região Noroeste do Paraná. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Segue até sábado (27) a primeira Semana de Teatro de Paranavaí, com apresentações gratuitas nos equipamentos e espaços culturais espalhados pela cidade. Serão seis dias de muita arte, com direito a espetáculos, oficinas, concurso de declamação, poesia e contação de histórias, festival de esquetes e o tradicional Sarau Cidade Poesia.

Como parte da programação da Semana de Teatro, a Fundação Cultural realiza nesta sexta-feira (26) o 10º Festival de Esquetes Teatrais, com apresentação de oito grupos. O Festival é aberto para grupos de crianças, adolescentes a adultos de qualquer parte do Brasil, mas este ano todos os grupos inscritos são da região Noroeste do Paraná.

As apresentações acontecem na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade, às 19h, e a entrada é gratuita. Serão premiados com troféus os quatro melhores Esquetes. Além disso, serão premiados com certificados o Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Texto (no caso de texto inédito), e Melhor Composição de Elementos Cênicos (figurino, sonoplastia e objetos de cena).

Confira as apresentações do 10º Festival de Esquetes Teatrais:

GRUPO 1

Companhia Universitária
Esquete: “Bastidores”
Cidade: Paranavaí-PR
Sinopse: História de um bastidor de teatro, onde trabalha diversos funcionários. Muitos são folgados, mentirosos e briguentos, e conseguem inverter uma situação no trabalho e colocar a diretora geral contra a encarregada de anos de confiança dela, a peça segue com muita comedia, com direito a uma entrevista ao vivo para a globo, até finalizar com a campanha do espetáculo.


GRUPO 2

Grupo de Artes Cênicas de Rondon
Esquete: “As Lavadeiras”
Cidade: Rondon-PR
Sinopse: No Nordeste, três lavadeiras conversam se queixando da dificuldade de limpar a corrupção, a violência e as tristezas das roupas que lavam o mundo. Uma comadre roceira, Maria, fica sabendo que em uma venda da cidade estavam vendendo produtos “milagreiros” , capazes de tirar a mancha de qualquer roupa. Então a caipira, Maria, envia sua filha para comprar os produtos tão falado entre o povo da roça.


GRUPO 3
Companhia de Teatro Eskéte
Esquete: “Chapeuzinho Azul”
Cidade: Cruzeiro do Oeste-PR
Sinopse: Pela estrada afora, o nome remete à clássica história da menina que saiu pela floresta com um capuz vermelho? Não dessa vez. Nossa chapeuzinho usa azul, gosta de se aventurar, e não parece ser tão bobinha assim, o tal lobo que não se cuide, ou vai acabar caindo em mais um plano da menina e sua avó que gostam muito de um belo assado. Surpreenda-se com uma história que você pensa que conhece.


GRUPO 4
Núcleo de Artes Cênicas de  São Manoel do Paraná
Esquete:  “A Pequena Vendedora de Fósforos”
Cidade: São Manoel do Paraná-PR
Sinopse: Uma pequena garotinha, no período de fim de ano, numa cidade assolada por intenso nevoeiro, tem que lutar contra a neve, a fome, a miséria, a exploração do trabalho infantil, a falta de amor da família  e a indiferença das pessoas ao seu redor para conseguir sobreviver.


GRUPO 5
Arte Acadêmica
Esquete: “Deu a louca em Romeu e Julieta”
Cidade: Paranavaí-PR
Sinopse: Uma versão diferente da história que conhecemos, com muita cena cômica, e citações de outros personagens de outras obras para a comédia ser maior, onde o final mostra Julieta ficando com o amigo de Romeu, o Mercúntio, e seu pai afeminado corre atrás de Romeu.

 

GRUPO 6

Núcleo de Artes Cênicas de  São Manoel do Paraná
Esquete: “Deu a louca no conto de fadas”
Cidade: São Manoel do Paraná-PR
Sinopse: A fada Flora e o espelho mágico estão cansados da vida tediosa  e resolvem fazer uma  mistura dos personagens do conto de fadas.

 

GRUPO 7

Grupo Incena
Esquete: “Era para ser uma vez João e Maria”
Cidade: Cruzeiro do Oeste-PR
Sinopse: Os irmãos que são abandonados na floresta vivem diversas aventuras, e buscam o caminho de volta para casa, de repente encontram a casa de uma bruxa, parece que já conhecemos uma história parecida, mas ainda há muito o que descobrir com o conto que encantou gerações. O grupo INCENA traz ao palco uma leitura conceitual e diferente do que se espera de apenas mais uma história infantil, que nem parece tão infantil assim. Curiosos? O que será que os pequenos encontrarão pela trilha?


GRUPO 8
Grupo de Artes Cênicas de Rondon
Esquete: “O Príncipe Sapo”
Cidade: Rondon-PR
Sinopse: Uma princesa  mimada  conhece um sapo que salva a sua bola de ouro caída no lago. Como recompensa ele exige que ela leve-o para o castelo e o transforme no seu  companheiro.

Fonte:

Deixe seu comentário