Portal da Cidade Paranavaí

Cultura

Obras de 12 artistas estão em exposição na Mostra Coletiva de Artes

Obras produzidas por artistas de Paranavaí ficarão expostas até o dia 19 de outubro, na Casa da Cultura.

Publicado em 30/09/2018 às 23:53
Atualizado em

Uma das salas da exposição com obras do artista Henrique Moura. (Foto: Karina Lima)

A Fundação Cultural já abriu o período de visitação da Mostra Coletiva de Artes Cidade Poesia, que está montada na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. Obras de 12 artistas paranavaienses ficarão em exposição até o dia 19 de outubro. São esculturas, pinturas à óleo, acrílicos sobre tela, grafite sobre papel, pinturas em madeira e diversas manifestações de artes plásticas produzidas por artistas de Paranavaí.

“A nossa ideia foi de organizar um novo evento de visibilidade cultural na cidade, apresentando à comunidade um panorama local da produção cultural e de artes e plásticas e visuais. A visitação é aberta ao público e já temos visitas de vários grupos escolares agendadas também”, explica a presidente da Fundação Cultural, Rosi Sanga.

As instituições de ensino que quiserem agendar uma visita monitorada à exposição, podem entrar em contato com a equipe da Fundação Cultural através do telefone 3902-1128.

Saiba um pouco mais sobre os artistas que estão expondo suas obras na Mostra Coletiva de Artes Cidade Poesia:

 

AMARILDO TRAVAIM

 

Obra: “Paisagem”

*Tinta a óleo, ao dedo.

 

Artista plástico e diretor. Fundador do projeto patrulha consciente. Teve em 2005, no Rio de Janeiro seu primeiro contato com a técnica da pintura em azulejos, a partir daí vem aprimorando gradualmente a arte de pintar usando apenas os dedos.

 

 

ANTONIO DE MENEZES BARBOSA

 

Obra: “Mulher em trabalho de Parto”                 

*Escultura raízes

 

 

74 anos. Trabalha já há alguns anos com a construção de esculturas utilizando galhos, madeira, sementes e pedras. Já teve seus trabalhos expostos em Maringá/PR, Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca – Paranavaí, entre outros.

 

BRUNO HENRIQUE F. DOS SANTOS

 

Obra: “Filho”

*Grafite sobre o papel

 

29 anos. Servidor público na Câmara Municipal de Paranavaí. Começou a desenhar desde a infância, incentivado pelo pai. Participou do FERA – Festival de Artes da Rede Estudantil em 2004 com um desenho que fez para um projeto artístico no Colégio Silvio Vidal, denominado “A Mais Bela Voz Colegial”. Em 2008 começou a comercializar seus desenhos em estilo realista. Utiliza de materiais como: grafite e lápis de cor para a criação de seus desenhos, criando obras diversificadas.

 

 

CASSIA RIBEIRO DE SOUZA

 

Obra: “Iracema”

*Carvão, grafite sobre o canson

 

 

Servidora Pública, graduada em Letras e Arte Educação. Pratica o desenho como hobby.

 

ERZELAIDE SCHUMACHER

 

Obra: “Camponeza”

*Pintura a óleo

 

64 anos. Pintora, escritora, desenhista, professora. Iniciou no desenho e pintura aos 9 anos de idade. Participou de Oficinas em Curitiba envolvendo Fantoches, escultura em gesso, teatro de sombras e na arte de contar histórias. Na FAFIPA recebeu vários prêmios em participações com poemas e crônicas. Participou do 41º FEMUP em 2006. “A arte faz parte da minha vida, não viveria sem ela. Nas cores e matizes escrevi minha história.”

 

 

HENRIQUE MOURA

 

Diversas obras – Artista Convidado

 

Artista Plástico idealizador e Diretor da Oficina e Grife Raspa Língua. Trabalha com cinema independente de animação 2D.  Participa de diversos eventos e exposições por todo o país.

 

 

JHONATAN SANGA DE FREITAS

 

Obra: “Kracos”

*Pintura a óleo

 

16 anos, estudante no IFPR-Paranavaí. Desde os 7 anos de idade faz aulas de desenho e pintura em tela na Casa da Cultura. Desenhar é um de suas atividades favoritas, também pratica outras atividades artísticas como teatro, canto e flauta-doce e percussão.

 

 

MARIA CECÍLIA TORTORELLI WINCHE

 

Obra: “Natureza Morta”

*Acrílico sobre tela

 

 

71 anos. A Pintura sobre tela é uma de suas referências. O Museu Histórico, antropológico e Etnográfico de Paranavaí, possui uma coleção de obras, pintadas pela artista, com referências a memória da cidade.

 

MARIA LUCIA BENEDETTI

 

Obra: “Tranquilidade”

*Óleo sobre tela

 

56 anos. Graduada em Artes Visuais pela Universidade UNOPAR. Proprietária do Atelier Sonhos & Arte, dinamiza aulas de artesanato, pintura em tela, cartonagem, entre outros. Em 2002 catalogada no dicionário de artes Off Gallery. Participou de exposição coletiva em Maringá/PR em 2005. Desde 2013 tem obras expostas para vendas no Antiquário Nassib Abdo Abage.

 

 

MOACIR BARINI

 

Obra: “Renascimento”

*Pintura em Madeira (instalação)

 

Artista plástico há 38 anos, trabalha com diversos materiais: Cimento, madeira, isopor, fibra, produzindo esculturas, pinturas em tela, monumentos, instalações entre outros. Com Trabalhos em diversos estados do Brasil e em outros países.

 

 

RAFAEL LOPES

 

Artista plástico é autodidata e desde criança se dedica aos desenhos. No início de 2018 resolveu experimentar novas ferramentas para exprimir a sua arte, tela e o pincel passaram a fazer parte do seu dia a dia.

 

 

ROSA MIEKO HAMAMURA FUJIYAMA

 

Obra: “Repouso”

*Óleo sobre tela

 

 

60 anos. Faz aulas de Pintura no Atelier Sonhos & Arte.

Fonte:

Deixe seu comentário