Portal da Cidade Paranavaí

capricha, gaiteiro!

Morador de Graciosa já compôs músicas para Michel Teló e Teodoro e Sampaio

Além de um compositor de sucesso, Antonio Marques é criador e vocalista de uma das bandas de vaneira mais famosas da região de Paranavaí.

Publicado em 23/12/2022 às 08:19
Atualizado em

Cantor Michel Teló e o compositor Antonio Marques. (Foto: Arquivo pessoal)

Catarina Miranda

A música é uma das artes que acompanham as pessoas nos momentos de alegrias, tristezas, comemorações e também é a trilha sonora de variadas histórias. Mas, quem escreve essas letras que todos escutam e cantam? Muitas canções ficam famosas nas vozes de grandes artistas, no entanto os compositores também merecem ser prestigiados!

O morador de Graciosa Antonio Marques é um apaixonado por música. Além de ser reconhecido por atuar em bandas na região, ele compôs letras que são representadas por Michel Teló ("Capricha Gaiteiro") e Teodoro e Sampaio (Garrafão). "Eu ficava emocionado com as pessoas dançando nos bailes e improvisava cantando alguns trechos que depois eram terminados quando chegava em casa", explica o compositor.

Assim nasceu a música "Garrafão", que foi gravada por Teodoro e Sampaio e chegou a ser cotada para uma novela global. O músico ainda disse que a dupla se interessou após escutar na rádio. "Eles entraram em contato comigo e essa canção fez parte do disco de ouro deles. Os sertanejos participaram da gravação de um CD da Garrafão, que inclusive é o nome da banda por conta desta música", relembra.


Outra composição do morador de Graciosa que é sucesso na voz de um artista nacional é a canção "Capricha Gaiteiro", regravada pelo cantor Michel Teló. "Ele também conversou comigo após ter acesso à música. Tempos depois, nossa banda foi até o estúdio dele em Campo Grande (MS) e gravamos dois discos. Foi a realização de um sonho!", se emociona Antonio Marques.

Após 20 anos do lançamento dos singles o compositor ainda recebe pelo trabalho. "A música é paga por execução, enquanto estiver sendo consumida recebo os direitos autorais", explica. Grupos como Tradição, Garotos de Ouro, entre outros que são conhecidos na região ainda reproduzem as composições, pois o gênero vaneira segue sendo muito tocado nos bailões. 

Além de ser vocalista da banda Garrafão, grupo criado por ele nos anos 2000, o músico também já cantou com a banda Herança durante 10 anos. "Meu pai que me inspirou, ele tocava e cantava. Desde sempre gostei de estar nos palcos e participei de festivais onde ganhei prêmios. Essa paixão foi compartilhada com meus dois filhos", relata.

Antonio Marques reconhece que as letras transmitem mensagens, sentimentos e através da observação dos detalhes é possível perceber belas palavras! E foi a partir da produção dessas melodias que o musicista conseguiu construir a carreira. Já são 23 anos de banda Garrafão e 33 de estrada.

O músico relembra momentos especiais como cantar com o sertanejo Daniel, gravar e ter composições gravadas por ícones nacionais, mas afirma que concretizar o sonho de lançar o primeiro CD foi o mais marcante da trajetória.



Fonte:

Deixe seu comentário