Portal da Cidade Paranavaí

Cultura

Há meio século, moradora de Nova Esperança se dedica à folia de Reis

Atualmente, dona Cida é embaixadora da Companhia de Reis Unidos em Cristo, uma das que se apresenta no festival neste domingo (22), em Paranavaí

Publicado em 20/05/2022 às 14:52
Atualizado em

Dona Cida participa da folia de Reis em Nova Esperança. (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 63 anos, Maria Aparecida da Silva, conhecida como Dona Cida, é embaixadora da Companhia de Reis Unidos em Cristo, de Nova Esperança. O grupo é um dos que vai se apresentar no 38° Festival de Folia de Reis do Sesc, que acontece neste domingo (22), em Paranavaí.

Mas a história dela com os três Reis Santos iniciou bem antes, ainda na adolescência, aos 13 anos, quando começou a acompanhar o pai e o avô, que participavam do grupo.

"Meu avô era embaixador, meu pai era 'Bastião' e eu os acompanhava nas apresentações, mas não entendia o que era uma promessa e porque desta bandeira chegar a qualquer hora e a qualquer dia na casa das pessoas. Conforme fui crescendo fui entendendo e hoje tenho uma grande fé nos Santos Reis", explica dona Cida.

A folia de Reis é um grupo formados por músicos cantores e dançarinos, que vão de porta em porta, anunciando a chegada de Jesus e fazendo louvores aos donos das casas, por onde passam. As apresentações ocorrem no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, data em que é comemorado o Dia dos Santos Reis.

Dona Cida conta que quando o avó faleceu, foi o pai dela quem se tornou embaixador do grupo e com a morte do pai, ela passou a organizar tudo, com muito amor e fé.

"Tive um filho que teve um câncer no maxilar, mas eu entreguei o meu filho para os três Reis Santos. Pedi com tanta fé que ele foi curado. Hoje ele é pai, também teve uma filha com problema e nós fizemos o pedido de cura para os Santos Reis. Meu filho e a esposa também cantam com a gente", revela.

Nesta tradição que passou de geração em geração, dona Cida já participou de muitos festivais e apresentações em casas. Ela diz que é gratificante fazer parte da Companhia de Reis Unidos em Cristo, porém, nem todas as pessoas respeitam essa manifestação artística.

"Hoje fazemos os festivais, cantamos de casa em casa, não é como antigamente, mas algumas pessoas ainda recebem. Em algumas situações já fecharam a porta na nossa cara e chegaram a jogar água com a mangueira, é muito triste isso", reflete.

Apesar de tudo, ela não pensa em parar tão cedo. "Eu acho que herdei isso do meu avó e do meu pai. Hoje eu organizo tudo, há vários anos participamos do festival e apresentamos nossa bandeira com o presépio vivo. Eu tento levar o melhor que eu posso para ficar bonito e para as pessoas verem que eles [Reis Santos] ainda são poderosos. Com a bandeira na minha mão eu já realizei dois pedidos, que eu acredito que só Deus e os três Reis Santos poderiam me ajudar".

A Companhia de Reis Unidos em Cristo e outras quatro companhias se apresentam neste domingo (22), a partir das 12h na Praça da igreja São Sebastião, em Paranavaí. Veja aqui a programação completa!


Fonte:

Deixe seu comentário