Portal da Cidade Paranavaí

Cultura Nipo

Grupo paranavaiense de taiko recebe troféu destaque em campeonato nacional

O prêmio foi entregue pela presidente da Nippon Taiko Foundation, Kazuko Shiomi, que veio do Japão para prestigiar o evento realizado em Serra Negra/SP.

Publicado em 01/08/2019 às 22:30
Atualizado em

(Foto: Arquivo/Kotobuki Taiko)

(Foto: Arquivo/Kotobuki Taiko)

O grupo paranavaiense Kotobuki Taiko recebeu, no último final de semana, um prêmio de destaque no 16º Festival Brasileiro de Taiko, conhecido também como “Campeonato Brasileiro de Taiko”, realizado em Serra Negra/SP (a 768 quilômetros de Paranavaí).

Foram aproximadamente 64 pessoas de Paranavaí para prestigiar o campeonato, entre elas, 20 são tocadores.

A equipe master do grupo conquistou o 2º lugar no campeonato. Já a equipe júnior recebeu da presidente da Nippon Taiko Foundation, Kazuko Shiomi, o prêmio de ‘Grupo Destaque’.


De acordo com os participantes, a presidente ficou muito encantada com a apresentação dos jovens e mencionou que nem no Japão havia presenciado uma movimentação como a que foi vista no palco. “Fiquei bem feliz com o que vi”, destacou ela.

Paranavaí participou do campeonato com três categorias:

  • júnior (até os 18 anos) – assista a apresentação neste link, a partir dos 1:38:30.


  • odaiko (apresentação solo) – assista a apresentação neste link, a partir dos 9:50.


  • master (acima dos 40 anos) – assista a apresentação neste link, a partir dos 41:30.


Sobre o grupo

O Kotobuki Taiko é um grupo fundado em 2006 e formado pela iniciativa da comunidade japonesa de Paranavaí, somada ao apoio da Associação Brasileira de Taiko e da Aliança Cultural Brasil-Japão do Estado.

Kotobuki significa “vida longa” e “felicidade”, um nome escolhido para atrair bons fluidos.

Cerca de 30 pessoas participam efetivamente do grupo em Paranavaí e os treinos são realizados toda semana na Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC).

Qualquer pessoa que se interesse pode se tornar um integrante do grupo, independente de conhecer ou não os instrumentos. Para isso, basta entrar em contato com eles por meio da fanpage no Facebook. Os treinos retornam na segunda quinzena de agosto.

Sobre o festival

O festival é um evento anual organizado pela Associação Brasileira de Taiko (ABT). Reúne equipes de todo o país para competirem entre si nas categorias mirim (até 12 anos), júnior (até 18 anos), livre, master (acima de 40 anos) e odaiko, quando só uma pessoa se apresenta. Nesta edição, mais de 35 apresentações foram feitas.

O campeonato é realizado anualmente e em 2020 deve acontecer em Curitiba.

O que é o taiko?

Conforme explicações de um dos integrantes do grupo em Paranavaí, taiko são instrumentos musicais que antigamente eram utilizados em guerras, cultos religiosos ou em colheitas.

A partir de 1951, o baterista Daihachi Oguchi popularizou o taiko, que começou a ser usado em apresentações e a tradição, principalmente para as pessoas que fazem parte da comunidade japonesa, segue até os dias atuais.

Fonte:

Deixe seu comentário