Portal da Cidade Paranavaí

Cultura

Espetáculo Nhanderecó será atração do SescEncena nesta quinta-feira (11)

Apresentação teatral será às 14h, no Sesc de Paranavaí, próximo à Praça dos Pioneiros.

Publicado em 08/07/2019 às 23:38

Espetáculo Nhanderecó (Foto: Divulgação/ Sesc)

Nesta quinta-feira (11), acontece a segunda etapa da programação teatral anual do SescEncena, promovida pelo Sesc Paraná. Em Paranavaí, o grupo Triolé Cultural, de Curitiba, vai apresentar o espetáculo Nhanderecó, às 14h, c no Sesc próximo à Praça dos Pioneiros.  

O Sesc Encena é um dos maiores circuitos teatrais do estado do Paraná e em 2019 trará a Paranavaí sete apresentações teatrais e sete oficinas de formação teatral com grupos de vários lugares do Brasil.

Neste ano, as companhias foram selecionadas por meio de edital cultural, padrão que o Sesc Paraná manterá para 2020, possibilitando assim um maior giro de companhias do território nacional no estado.

O ciclo teatral do Sesc de Paranavaí segue até novembro com um espetáculo acompanhado de oficina do já tradicional Palco Giratório, que é o maior circuito teatral do Brasil e também um dos maiores do mundo em logística e em quantidade de apresentações.

A participação é gratuita, mas é necessário confirmar a presença antecipadamente pelo telefone: (44) 3474-8500.

Sobre o espetáculo Nhanderecó

Nhanderecó, no dialeto Mbya Guarani, é o verdadeiro modo de ser Guarani, manter a cultura viva. Isso significa respeitar o meio ambiente e viver em harmonia com a natureza, retirando dela apenas o necessário para a sobrevivência. O Grupo Baquetá reuniu diferentes contos e histórias de alguns povos indígenas do Brasil, sobretudo dos guaranis e kaingangs. As histórias escolhidas falam da relação destes povos com os animais e com os elementos da natureza (terra, ar, água e fogo). Um dos elementos destacados é a erva-mate, planta de poder para os povos guaranis, que tem grande concentração em toda região sul e sudeste do Brasil e nos outros países da América do Sul.

Serviço 

Data da apresentação: 11 de julho

Horário da apresentação: 14h

Local da apresentação: Sesc Paranavaí – próximo a Praça dos Pioneiros – Rua Édson Martins 1760;


Fonte:

Deixe seu comentário