Portal da Cidade Paranavaí

Internacional

Espetáculo "Escambo": da Espanha para Paranavaí

As apresentações vêm para discutir a relação do corpo e dançar a cor no seu sentido primário e será no próximo sábado (27). Confira os horários gratuitos.

Publicado em 22/04/2019 às 06:19
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

Neste sábado, 27, Paranavaí recebe “Escambo”, um espetáculo de dança contemporânea que se inspira na obra do artista plástico brasileiro, Hélio Oiticica. Os artistas brasileiros Mari Paula e Wody Santana, viajam da Espanha para uma temporada de apresentações em apenas quatro cidades paranaenses, entre elas, Paranavaí. Serão duas apresentações gratuitas, às 17h e às 17h30, na Praça dos Pioneiros.

“Escambo” é um trabalho criado para espaços abertos que, por meio da coreografia de dança contemporânea, experimenta o universo do artista plástico tropicalista Hélio Oiticica. O trabalho ocupa a rua com o desejo de libertar a cor no espaço. Ao propor a “incorporação do corpo na obra e da obra no corpo”, indaga os fixos códigos da produção em dança contemporânea no Brasil e no mundo.

O espetáculo vem para discutir a relação do corpo com a cidade, para construir e desconstruir imagens e para dançar a cor no seu sentido mais primário, sempre em busca da experiência e nunca da estética como um fim.

O projeto, idealizado pela artista e gestora cultural, Mari Paula, foi recém aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) do Governo do Estado do Paraná e também pela Fundación Santander Creativa, (TAN CERCA) do Governo de Cantabria, Espanha. Através do apoio destes dois programas, “Escambo” viajou pelas cidades de Bilbao, Santander, Gijón e agora terá temporada pelo interior do Estado do Paraná.

Além do espetáculo, o projeto propõe uma oferta formativa, onde a cidade recebe uma oficina de dança ministrada pelos artistas, que abordam a relação entre “O corpo e a urbe”. A oficina acontece também no dia 27 de abril, às 15h, no SESC. Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente na Fundação Cultural ou pelos telefones (44) 3902-1128 ou (44) 99124-1226. São apenas 30 vagas.

Serviço

Oficina de dança contemporânea “O corpo e a urbe”
27 de abril às 15h
Local: SESC - Paranavaí | Rua Edson Martins, 1760
Inscrições: pessoalmente na Fundação Cultural ou (44) 3902-1128 / (44) 99124-1226

Espetáculo “Escambo”
27 de abril às 17h e às 17h30
Local: Praça dos Pioneiros

Fonte:

Deixe seu comentário