Portal da Cidade Paranavaí

Cultura

Artista paranavaiense cria escultura a partir de raízes, galhos e sementes

A representação do boneco Pinóquio, clássico da literatura mundial, está em exposição na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley

Publicado em 09/05/2018 às 05:55

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranavaí)

Está em exposição na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley uma escultura feita de raízes, galhos e sementes do boneco Pinóquio. A obra de arte, produzida pelo artista Antônio de Menezes Barbosa, foi doada para a biblioteca e ficará no local para retratar a história que se tornou imortal em todo o mundo.

O livro “As aventuras de Pinóquio” é um clássico da literatura mundial escrito por Carlo Collodi. Concluído em 1883, é uma mistura de romance e conto de fadas. Mas as peripécias do boneco que sonha em ser um menino de verdade, esculpido a partir do tronco de uma árvore por um entalhador chamado Geppetto, foram primeiramente publicadas em folhetins (ou seja, em capítulos num jornal).

“Em italiano, pinocchio quer dizer ‘pinhão’, a semente do pinheiro. Isso faz lembrar a ideia de vida em formação, de algo que está a brotar”, conta o artista paranavaiense Antônio de Menezes Barbosa.

“Quem quiser conhecer a bela escultura produzida pelo “Geppetto” de Paranavaí pode visitar a Biblioteca Municipal e, quem sabe, também possa reler ou ler essa história que ao longo do tempo ganhou novas versões e permanece imortal como toda bela história”, incentiva a presidente da Fundação Cultural, Rosi Sanga.

Fonte:

Deixe seu comentário