Portal da Cidade Paranavaí

Arte

Adolescentes vencedores do concurso de desenho são contemplados com prêmios

Guilherme, Pedro, Nayara e Gabriel foram os destaques no 1º Concurso de Desenho com tema "Enfrentamento das violência contra crianças e adolescentes".

Publicado em 17/08/2019 às 21:33

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) entregou nesta sexta-feira (16) a premiação para os vencedores do 1º Concurso de Desenho Respeitar Proteger Garantir - todos juntos pelos direitos da criança e do adolescente.

O resultado do concurso, que recebeu 51 trabalhos de crianças e adolescentes de Paranavaí, com idades entre seis e 17 anos, foi divulgado na segunda quinzena de julho. Os quatro melhores trabalhos sobre o tema “Enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes” foram premiados com bicicleta, tablets e skate.

Os quatro melhores trabalhos foram elaborados por adolescentes. O 1º lugar ficou com o Guilherme Henrique Roque Soares, de 17 anos, da Guarda Mirim. Sobre seu desenho, ele disse que procurou usar cores escuras para representar o medo e o problema da violência sexual.

“Desenhei um urso abandonado, que representa a inocência, e uma criança sendo levada pela mão por um adulto em um beco escuro. Isso significa que aquela criança estava sendo tirada de perto da sua inocência”, contou Guilherme, que foi premiado com uma bicicleta.

O 2º lugar foi do adolescente Pedro Henrique dos Santos de Sá, de 17 anos, também da Guarda Mirim. Ele desenhou uma menina em um ambiente claro e amarelo, sendo convidada a aceitar um pirulito de alguém que estava em um outro ambiente escuro.

“Aquela mão no espaço preto, significa a presença de alguém querendo fazer o mal a uma criança. Eu estudei as cores e vi que o amarelo simboliza a esperança. Alguém estava tentando roubar a esperança de viver daquela menina”, explicou. Pedro Henrique foi premiado com um tablet.

Quem também ganhou um tablet foi Nayara Ramos de Oliveira, de 17 anos, também da Guarda Mirim, que ficou em 3º lugar. E o 4º lugar, conquistado pelo Gabriel de Souza Santana, de 12 anos, atendido pela Agepaz. Ele foi premiado com um skate. Os outros dez selecionados também foram premiados com lembranças.

Todos os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora formada por representes do CMDCA, do Núcleo Regional de Educação, das secretarias municipais de Educação e Comunicação, e representantes crianças e adolescentes que não façam parte do concurso como participantes.

Durante dois dias, a banca examinadora avaliou os desenhos para distribuir as notas. No total, foram classificadas 14 obras para provável composição do calendário anual do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para o ano de 2020.

Fonte:

Deixe seu comentário