Portal da Cidade Paranavaí

cultura popular

39ª edição do Festival Sesc de Folia de Reis ocorre neste domingo (19)

Além da participação de 7 companhias da região, a programação contará com apresentações culturais, feiras, recreação, entre outras atividades.

Publicado em 18/03/2023 às 14:05
Atualizado em

(Foto: Reprodução| SescPR)

O tradicional evento de Folia de Reis, realizado pelo Sesc de Paranavaí, ocorre neste domingo (19), das 14h às 18h. Essa é a 39ª edição do Festival e vai reunir companhias de toda a região.

 A Folia de Reis é considerada uma importante manifestação do patrimônio imaterial brasileiro. Desde sua origem, é passada de geração em geração entre familiares e amigos da mesma comunidade.

Cada companhia empunha sua bandeira e, por meio de música e encenação, realiza homenagens ao dia dos Reis Magos, refletindo o modo como populações originalmente de zonas rurais do Brasil celebram esse momento.

No Paraná, o Festival é idealizado e realizado pelo Sesc Paranavaí desde 1982. Atualmente, o evento se caracteriza como uma mostra não competitiva e cujo objetivo principal é contribuir para a manutenção desta rica tradição popular que ocorre em diversas partes do país.

Em comemoração aos 41 anos de realização, o evento passa a fazer parte do calendário oficial de Paranavaí e acaba de ganhar um SITE sobre as quatro décadas de história. Além de ser uma memória, será uma fonte de pesquisa.

O  festival será aberto ao publico no Centro Esportivo de Paranavaí do Sesc que fica localizado na rua Percy Guimarães Cleve, 1115. Haverá apresentações da Orquestra Municipal de Paranavaí, Grupo de Canto de Idosos e das crianças do projeto Futuro Integral do Sesc.

Entre as bandeiras participantes, estão:

  • Companhia Estrela do Oriente - Loanda;
  • Companhia Mensageiros da Paz - Londrina;
  • Companhia Reis Estrela Guia - Paranacity;
  • Companhia Reis Santa Luzia – Loanda;
  • Companhia Reis Santa Luzia - Londrina;
  • Companhia Sol Nascente - Juranda;
  • Companhia Unidos em Cristo - Nova Esperança.

O Analista Edson Godinho esteve a frente do evento desde 2018 e acompanhou o festival ser transformado em uma ação de grande porte, com apresentações artísticas, feiras, gastronomia, recreação, serviços de saúde, entre outras atividades.

Analista Sesc

Este é meu último ano como parte da equipe local do festival, mas levarei esse evento com muito carinho no coração. Não perderei o vínculo, com o Festival Sesc de Folia de Reis, já que desde 2019 venho desenvolvendo as ilustrações dos materiais gráficos

Analista Sesc

A companhia de Reis Estrela Guia, de Paranacity, participa do festival há anos e ressalta a importância do resgate e valorização da cultura. "Quando fomos convidados para participar ganhamos força e reconhecimento da população de toda a região. Estamos sendo aceitos pela comunidade e fizemos muitas amizades. É um compartilhamento de novos conhecimentos", relata Edson dos Santos Silva, mestre da companhia.


Fonte:

Deixe seu comentário