Portal da Cidade Paranavaí

Cultura

Live do Sesc Nacional com participação de Tio Lu acontece neste quinta (22)

Live será às 16h pelo canal do Youtube do Sesc Paraná; artesão vai falar sobre seu trabalho, que faz a diferença na vida de crianças e adolescentes

Publicado em 21/07/2021 às 21:37
Atualizado em

Tio Lu ministra oficinas de artesanato para crianças e adolescentes da Vila Alta. (Foto: Arquivo/ David Arioch)

Nesta quinta-feira (22), Tio Lu, figura bastante conhecida em Paranavaí pelas oficinas de artesanato gratuitas que desenvolve com crianças e  adolescentes do bairro Vila Alta, vai participar de um evento que faz parte de uma série de atividades produzidas pelo Sesc Nacional.

A live sobre os processos criativos do artista e sobre Arte Educação, começa às 16h, e será transmitida pelo canal do youtube do Sesc Paraná.


LEIA TAMBÉM:

Aos 90 anos, morador da Vila Alta ensina artesanato para crianças e adolescentes


O técnico em atividades culturais do Sesc Paranavaí, Edson Godinho será o mediador do evento, que também contará com a presença do artista Mestre Aorelio Domingues, de Paranaguá.

Godinho explica que esse bate-papo faz parte de um projeto maior promovido pelo Sesc Brasil: o OCUP(A)ÇÃO, que no mês de julho ocupa as redes sociais de vários departamentos do Sesc Nacional com conversas sobre Arte Educação.

“O OCUP(A)ÇÃO possibilita a discussão da Arte Educação por outros caminhos, que não só os formais. Esse evento surge da instauração do marco referencial de Arte Educação do Sesc Nacional, que nesse primeiro momento pretende abrir as portas do Sesc para educadores formais e informas, que realizam trabalhos de grande valor em suas comunidades. O projeto também valoriza os artistas e educadores locais dando espaço para seu trabalho e legado, como na caso de Aorelio Domingues e Tio Lu, que são figuras tão importantes e necessárias para suas comunidades, que além de realizar um trabalho de cunho social e educacional, promovem a manutenção da cultura e folclore local”, explica.

Sobre os Convidados

Tio Lu 



Luiz Carlos Prates, conhecido localmente como Tio Lu, tem 91 anos, é aposentado e artesão e mora no bairro Vila Alta em Paranavaí.

Tio Lu desenvolve um trabalho de arte educação através do artesanato com madeira. Mantém uma oficina de marcenaria destinada a ensinar crianças e jovens carentes do bairro a desenhar, pintar e montar peças criadas em madeira.

Arte educador por excelência, utiliza-se do artesanato para ajudar crianças e jovens de baixa renda a terem melhores condições de vida e outra visão de mundo.

Mestre Aorelio Domingues 


É músico e construtor, é mestre premiado pelo Ministério da Cultura, por suas atividades no Fandango, Boi-de-Mamão, terço cantado e na Folia do Divino Espírito Santo. Atualmente reside em Paranaguá.

Foi registrado como mestre da cultura popular nos documentários de Lia Marchi: “Divino, festa, tradição e fé no litoral do Paraná” , “Boi-de-Mamão do Paraná”, “Tocadores Brasil Central Litoral Sul”, “Fandango  - dança tradicional do Paraná', “Música sem Fronteiras”. 

Fonte:

Deixe seu comentário